Estamos vivendo tempos tão surreais que, muitas vezes, não sabemos se estamos no final de 2019, 2020 ou 2021 – spoiler: é 2021 mesmo. Tudo parece tão igual ou contínuo que acabamos até esquecendo de uma enxurrada de coisas que aconteceram ao longo deste ano, não é mesmo?

Por isso, a equipe do TecMasters voltou 360 e poucos dias no passado para pescar quais foram os fatos marcantes que ocorreram no mundo da tecnologia, games e entretenimento em 2021, mas que a gente já nem lembrava mais.

É sério: essas 10 coisas aconteceram em 2021

Ainda que 2021 pareça apenas um 2020 versão 2.0 para muitos de nós, a verdade é que esse ano terminando daqui a alguns dias teve uma série de acontecimentos únicos e que mudaram muita coisa – pelo menos por algum tempo.

Então, vem conosco e prepare-se para ser surpreendido!

1) Reddit vs Wall Street

Wall Street

Imagem: Daniel Lloyd Blunk-Fernández on Unsplash

Bem no comecinho do ano, um fórum do Reddit colocou experientes investidores da Bolsa de Valores dos EUA de joelhos. Como? Comprando de forma massiva ações de empresas que não estavam lá muito bem das pernas – como a loja de jogos GameStop e a rede de cinemas AMC – e vendo os papéis valorizarem de forma insana, para desespero de quem apostava contra essas companhias.

A brincadeira que começou como um meme tomou proporções assustadoras, foi impulsionada por Elon Musk e sobrou até para o governo Biden colocar ordem na casa.

2) CEO, empreendedor, nascido em 1964: Jeffrey, Jeffrey Bezos

Jeff Bezos

Imagem: Twitter/Jeff Bezos

Por falar em Musk, o empreendedor falastrão finalmente ultrapassou Jeff Bezos e se tornou o homem mais rico do planeta. Mas isso nem foi a coisa mais maluca que aconteceu com o chefão da Amazon em 2021. Aliás, ex-chefão, já que Bezos resolveu abdicar da posição de CEO do e-commerce para se dedicar a outras atividades mais importantes.

“O que poderia ser mais importante do que liderar a Amazon?”, você deve estar se perguntando. Temos 3 respostas: a) Ir ao espaço a bordo de sua própria espaçonave; b) Fazer troça do voo feito pela empresa de Elon Musk; e c) Enviar o Capitão Kirk ao espaço.

3) O dia que uma hashtag deu certo

Liga da Justiça

Imagem: Twitter/Zack Snyder

Os nerds, geeks ou simplesmente amantes de filmes e quadrinhos mais do que tiveram motivos para comemorar este ano. Afinal, a hashtag #ReleaseTheSnyderCut provou que as campanhas do Twitter não são apenas enfeite ou uma versão mais descolada das petições do Avaaz e deu origem a um longa-metragem… bom?

Pois é, por essa ninguém esperava. Zack Snyder aproveitou o clamor público – e o tempo e dinheiro extra dados pela Warner – refez seu filme da Liga da Justiça num corte de mais de 4h e todo mundo parece muito feliz com isso.

4) O drift marítimo que virou meme

Canal de Suez

Imagem: Nasa

Até o final de março deste ano, dava para contar nos dedos quantas pessoas fora do Egito ou do setor de transporte marítimo conheciam o Canal de Suez, no Egito. Bastou um navio fazer uma manobra errada e ficar encalhado por 6 dias no local, no entanto, para que o nome estivesse na boca do povo.

Pudera, já que o “feito” do navio Ever Given interrompeu uma das principais rotas de comércio do mundo, causou prejuízos na casa dos bilhões e levou a um aumento no preço dos fretes marítimos que continua até hoje. E virou joguinho? É claro: não só um, mas dois.

5) Yahoo…?

Yahoo

Imagem: Yahoo

Que dia o Yahoo Respostas foi encerrado? Infelizmente, você nem pode fazer essa pergunta por lá, uma vez que o serviço foi cancelado oficialmente pela Verizon Media Group, dona do Yahoo, no início de maio deste ano.

A “desculpa” da empresa é que a plataforma foi aposentada para que o time possa se focar em algo mais produtivo para a comunidade. A gente só queria saber o que seria mais produtivo do que responder a perguntas incríveis como “Quem foi Adobe Hitler?” e “Qual é aquela música Ueca tudi diango?” – sim, é “Welcome to the Jungle”, do Guns N’ Roses.

6) Disque Amizade (sem amizade)

Clubhouse

Imagem: Erin Kwon on Unsplash

Lançado em janeiro de 2021, o Clubhouse prometia trazer uma mudança de paradigma radical para o mundo pós-pandemia da mesma forma que o Zoom fez no ano anterior. Misturando rede social de voz, app exclusivo para iOS e registro apenas com convites – escassos – de outros participantes, o serviço bombou quase que de imediato.

Palestras com figurões das big techs, bate-papos com gurus da tecnologia e cursos para todo assunto possível e imaginável tomaram todas as horas do dia de muita gente. Logo vieram os clones. Depois, as salas de zoeira – como as feitas para imitar barulho de moto ou o Craque Neto. Hoje, o Clubhouse é aquele app que você não sabe por que ainda mantém instalado. Triste.

7) Delivery para Marte

Perseverance

Imagem: Nasa

No dia 18 de fevereiro, a humanidade perseverou mais uma vez. Mas não estamos falando de nada relevante aqui na Terra, mas sim no pouso perfeito feito pelo rover Perseverance em solo marciano. Sua viagem ao Planeta Vermelho levou 7 meses para ser concluída e a longa viagem parece ter valido a pena.

Desde que chegou a Marte, o rover já coletou amostras de solo, gravou sons da atmosfera local e, é claro, tirou muitas selfies. Em outubro, a Nasa até chegou a cortar a conexão com o Perseverance, mas a amizade já voltou ao normal. Ficamos até com inveja.

8) Tóquio 2020 (é, o nome não faz sentido mesmo)

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Imagem: Bryan Turner on Unsplash

Impossibilitado de acontecer em sua data original, o evento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 só aconteceram em 2021. Apesar do atraso, dos desfalques e de não trazer a abertura “powered by Nintendo” que todo mundo esperava, a competição trouxe alento para o público global em um momento muito delicado.

Teve música de games, teve um doodle incrível da Google, teve fã de Witcher ganhando medalha e teve a nossa querida Fadinha encantando o mundo – e virando mod de Tony Hawk’s Pro Skater 2.

9) Caiu tudo, Zuck!

Facebook

Imagem: Roman Martyniuk on Unsplash

Hoje a gente até dá risada da situação, mas ninguém achou engraçado quando Facebook, WhatsApp e Instagram caíram ao mesmo tempo numa fatídica tarde de outubro. Todos os serviços da empresa de Mark Zuckerberg ficaram fora do ar por mais de 6 horas, colocando em pânico qualquer um que usasse o Zap como ferramenta de comunicação.

Claro que, após o baque inicial, a situação acabou levando à criação de uma série de memes no Twitter. O Telegram também aproveitou e tirou uma casquinha – ganhando mais de 70 milhões de novos usuários no processo.

10) O roubo de criptomoedas mais insano do mundo

Criptomoeda

Imagem: Michael Förtsch on Unsplash

Ok, essa história é bem maluca e a gente acompanhou todo seu desenrolar praticamente ao vivo durante o mês de agosto. De forma resumida, uma empresa que gerencia criptomoedas para clientes foi invadida e teve mais de R$ 3 bilhões em tokens roubados. Até aí tudo bem.

Acontece que, em seu primeiro aviso sobre o acontecido, a companhia aproveitou para pedir que o hacker devolvesse a grana, por favor. Besta né? O detalhe é que não só o cara devolveu tudo – tudo mesmo, prometendo até juros –, como recebeu uma oferta de recompensa da empresa afetada e quase foi trabalhar lá como chefe de segurança.

E é exatamente esse tipo de insanidade que a gente acha que representa 2021 com perfeição.

Comemos bola de alguma coisa? Esquecemos um fato ainda mais marcante, impactante e esquecido? É só falar com a gente mais abaixo, na seção de comentários.

Fonte: Mashable

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *