Para começar o ano da tecnologia em grande estilo, tivemos a estreia da CES 2022 nesta terça (4). O evento voltou ao seu formato presencial após uma edição completamente digital e trouxe uma série de novidades vindas das principais empresas do setor.

Marcas como AMD, Intel, Nvidia, Qualcomm, LG, Sony e muitas outras marcaram presença nessas conferências da CES – que segue firme até o próximo sábado (8).

CES 2022 – Dia 1

Para quem não pôde dar um pulinho em Las Vegas para acompanhar o encontro ao vivo ou esteve muito ocupado durante o dia para conferir a cobertura do TecMasters, não se preocupe: trazemos aqui uma lista completa com tudo o que rolou no 1º dia de CES 2022.

Então, é só vir com a gente, aproveitar o compilado de notícias e conferir os links dos assuntos que mais te interessarem!

AMD

A AMD foi a responsável por inaugurar a CES 2022 com uma apresentação recheada. No comando do painel, a CEO Lisa Su revelou os processadores da linha Ryzen 6000, apresentou as novas GPUs integradas da família Radeon RX 6000, oficializou a placa de vídeo de entrada RX 6500XT e, de quebra, deu um gostinho do que vem por aí com o CPU Ryzen 7 5800X3D e a futura família Ryzen 7000 – que apareceu rodando Halo Infinite.

Ryzen 7000

LG

Como de costume, a LG não economizou nas novidades. Antes mesmo do show começar, a sul-coreana liberou notícias sobre suas novas linhas de TV OLED e QNED. Em cima do palco, a marca mostrou mais alguns televisores de ponta, revelou o notebook gamer LG UltraGear 17G90Q e mostrou um monitor 4K com 144 Hz que deve cair nas graças dos jogadores. Um alto-falante gamer e uma “cabine móvel” completaram o painel.

Nvidia

Por falar em gamers, a participação da Nvidia foi possivelmente uma das mais aguardadas por esse público. A empresa não decepcionou e trouxe anúncios como a placa de vídeo de entrada RTX 3050 e a colossal RTX 3090 Ti. No pacote de novidades tivemos ainda novos monitores com suporte a G-Sync e GPUs voltadas especificamente para notebooks poderosos: a RTX 3070 Ti e a RTX 3080 Ti.

Sony

Pegando emprestado uma página do livro da LG, a Sony também escolheu falar de televisores neste primeiro dia de CES. Além de compartilhar mais informações sobre duas novas famílias de TVs que inauguram os painéis Mini LED no catálogo da marca, a fabricante japonesa também revelou simplesmente a 1ª TV do mundo com um display QD-OLED – que une os benefícios dos painéis OLED e telas LCD de pontos quânticos.

Sony QD-OLED

Imagem: Sony

Quando subiu ao palco oficialmente, ao final do dia, a Sony trouxe algumas novidades bombásticas fora do segmento de TVs: um trecho inédito do filme “Uncharted: Fora do Mapa”, contendo uma cena de ação inteira passada em um avião cargueiro; e a revelação quase inesperada do PlayStation VR2, os novos óculos de realidade virtual da marca.

PSVR 2

Imagem: PlayStation

TCL

Ainda estamos falando de TV? É claro que sim, mas de um jeito diferente. Durante a CES 2022, a TCL apresentou seu TCL NXTWear Air: um par de óculos conectados que podem ser pareado com praticamente qualquer dispositivo para fazer o papel de monitor externo. O gadget pesa apenas 75 gramas e dá a impressão de estar exibindo imagens em uma tela de 140 polegadas para quem veste o equipamento. Bacana, né?

Panasonic

E falando em óculos, parece que os óculos de realidade virtual da Panasonic finalmente ficaram prontos e poderão ser vendidos para o público ainda este ano. A empresa apresentou o protótipo da sua versão do gadget — que possui um design arredondado e estilo aviador, bem diferente dos equipamentos no tradicional formato quadrado que conhecemos — há dois anos, na CES 2020. O formato pode até ser atrativo, mas o preço…

TP-Link

Se a TP-Link está na jogada, é claro que estamos falando de conectividade. Anunciado durante o evento, o Archer AXE200 Omni é uma espécie de roteador robô de última geração, capaz de mover suas antenas automaticamente para melhorar a cobertura e o sinal dos aparelhos conectados a ele. De quebra, o produto tem suporte ao novo padrão Wi-Fi 6E e apresenta um visual descolado.

Intel

Assim como AMD e Nvidia, a Intel foi à CES 2022 sem amarras e compartilhou muita coisa sobre seus novos produtos. Entre as novidades do painel apresentado por Gregory Bryant, vice-presidente executivo da companhia, estiveram os novos processadores Alder Lake – para desktops e notebooks –, mais algumas migalhas sobre as GPUs da família Arc Alchemist e SoC voltados para o mercado automotivo.

Intel na CES 2022

Imagem: Reprodução/Intel

Qualcomm

Por falar na indústria automotiva, ela também teve espaço de honra no painel da Qualcomm. A dona dos chips Snapdragon revelou uma série de soluções para carros e condutores – incluindo uma tela para o teto do possante –, suporte a veículos autônomos e mais. Fora das ruas, a empresa falou ainda de PCs com processador Arm, apostas no metaverso e na realidade mista ao lado da Microsoft, e o que há além do 5G.

HyperX

Bastante querida pelos gamers por conta de seus acessórios, a HyperX ampliou seu catálogo durante o evento. Entre as novidades, a divisão de jogos da HP revelou o Cloud Alpha Wireless, um headset gamer com autonomia de bateria de até 300 horas de uso, e também o Pulsefire Haste, um mouse sem fio para jogadores de PC. Outros fones mais simples, um teclado mecânico compacto e um controle para jogatina mobile fecharam o pacote.

Headset HyperX Cloud Alpha Wireless

Alienware

Outra favorita da turma dos jogos, a Alienware foi precisa em seus anúncios. No segmento dos notebooks gamers, a empresa renovou o hardware das linhas X15 e X17, e lançou o modelo X14 – mais compacto, mas ainda poderoso. A marca ainda surpreendeu o público com uma nova eGPU (placa de vídeo externa para laptops) e um monitor QD-OLED curvo. Ah, o Concept Nyx também deu as caras por lá, mas sem mais novidades sobre o tema.

Lenovo

Por fim, a Lenovo apresentou seus primeiros notebook com Windows 11 compatíveis com o chip de segurança Microsoft Pluton. O hardware emula um TPM (Trusted Platform Module) para proteger o processo de inicialização e proteger seus dados diretamente pela CPU. A tecnologia também estará presente nos chips da Intel, AMD e Qualcomm.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *