O HDMI Forum, organização nos EUA que divulga o padrão de conectividade de áudio e vídeo, lançará o HDMI 2.1a na CES 2022. A especificação é opcional e adiciona uma nova função ao padrão, um mapeador de tons. Apesar de ser compatível com o lançamento anterior, 2.1, ainda deve confundir muitos no mercado.

O anúncio do 2.1a foi feito pelo HDMI Licensing Administrator (HDMI LA) em uma coletiva de imprensa de prévias da CES 2022. O evento, que ocorre em janeiro em Las Vegas, não terá presença dessas organizações, várias empresas cancelaram devido ao medo da variante omicron. A divulgação da nova especificação será somente virtual.

O mapeador novo, Source-Based Tone Mapping (SBTM), ajuda a otimizar imagens HDR (High Dynamic Range). O mapeador tornará o processamento da imagem mais ágil. É destinado para PCs e games e ajuda equipamentos a combinar HDR, SDR, e gráficos HDR dinâmicos. O SBTM não substitui outras tecnologias de imagem.

Novo HDMI é útil para mistura de imagens de diferentes qualidades

“Nos dias atuais, há muita variação de conteúdo atual e antigo sendo transmitido em alta definição (HDR) e padrão (SDR), e um monitor pode mostrar vários tipos de imagem ao mesmo tempo. Imagine que você esteja surfando na internet enquanto vê Netflix ou possui algum equipamento inteligente mostrando uma janela picture-in-picture em um monitor maior”, explicou o presidente do Forum, Chandlee Harrell ao CE Pro.

Não será necessário que os usuários comprem novos equipamentos para usar a nova especificação. Os fabricantes irão adicionar o SBTM nos equipamentos através de atualizações de firmware. Todos os cabos HDMI terão a nova função. Qualquer dispositivo com 2.0 também é compatível com 2.1 e 2.1a. O mapeador deve ajudar no ecossistema de qualidade de imagens 8K/4K HDR.

O HDMI celebra 20 anos em 2022. Apesar das novas especificações serem compatíveis, fãs de áudio e vídeo de alta qualidade reclamam que a nomenclatura é confusa e pode causar uma corrida desnecessária para atualizar equipamentos. Desde o anúncio, a página do Forum mantém uma seção tira-dúvidas.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *