Durante a CES 2022, o Google trouxe diversas novidades que mostram os planos da empresa para a integração do Android e do Chrome – algo semelhante ao que a Apple faz em seu ecossistema. A ideia é conectar e compartilhar coisas entre as plataformas.

Como primeira novidade, o Google revelou que trabalha em parceria com a Acer, HP e Intel para trazer o Fast Pair para PCs com Windows. O recurso permite conexão rápida do telefone Android com notebooks. A partir disso, é possível configurar acessórios Bluetooth para sincronizar mensagens de texto e compartilhar arquivos por meio do Nearby Share.

No entanto, a ideia do Google não é restrita a wearables. A empresa planeja incluir nesse pacote TVs e dispositivos inteligentes. Com isso, será possível, por exemplo, conectar fones de ouvido sem fio ao Google TV ou Android TV em breve.

A companhia também revelou que trabalha em “uma tecnologia para fones de ouvido habilitados para Bluetooth” que permitirá que os usuários alternem a saída de áudio dependendo do dispositivo que estiverem usando.

Em um exemplo citado pela empresa, está o fato do usuário assistir a um filme em um tablet e receber uma ligação no celular. O sistema então irá pausar o vídeo e mudar a conexão para o smartphone, voltando para a reprodução quando a conversa terminar.

O Google diz que fones de ouvido compatíveis também terão suporte de áudio espacial. Essas funcionalidades serão lançadas nos próximos meses.

Melhorias para os Chromebooks

Além das novidades para computadores em geral, o Google revelou algumas melhorias para seus Chromebooks. Esse é o caso do Phone Hub, que passará a ser mais simples de utilizar.

Os usuários não precisarão mais ter apps de mensageiros instalados em seus dispositivos, como Signal ou WhatsApp, para enviar mensagens para seus contatos. Tudo o que for recebido nesses aplicativos será exibido diretamente no Chromebook.

Mensagens Google

Imagem: Google

Além disso, haverá acesso direto ao rolo de câmera a partir do Phone Hub. Portanto, não será mais necessário acessar o telefone ou o site do Google Fotos para ver as mídias do aparelho.

Por fim, em breve, será possível usar o Wear OS 3 emparelhado para manter o Chromebook ou dispositivo Android desbloqueado enquanto estiver por perto.

Atualização do Android para carros

Os carros com sistema operacional Android também receberão melhorias significativas. Donos de carros BMW poderão, usando smartphones Samsung ou Pixel compatíveis, travar, destravar e até dar a partida em seus veículos.

O Google também está planejando adicionar suporte ao compartilhamento de chaves para que os usuários possam compartilhar remotamente o acesso ao seu veículo diretamente pelo telefone.

Além disso, usando o Google Assistente, será possível aquecer, esfriar, travar, destravar o carro e até perguntar a quantidade de bateria em carros elétricos com a voz. Essa novidade será lançada inicialmente para carros Volvo.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *