O Galaxy S3 foi lançado em 2012 com o Android 4.0 e 1 GB de memória RAM sendo considerado um dos smartphones premium da época. Agora, dez anos depois de seu lançamento, um desenvolvedor conseguiu dar uma sobrevida a este icônico celular.

O desenvolvedor “html6405”, também membro do fórum XDA-Developers, criou uma custom ROM que permite rodar o Android 12 no Galaxy S3. Já a imagem utilizada como base foi a do Lineage OS 19.0, que traz uma experiência “mais limpa” para os usuários.

De forma geral, de acordo com informações publicadas pelo próprio desenvolvedor no fórum, recursos como áudio, Bluetooth, GPS e câmeras estão funcionando. Assim, ao menos os recursos básicos estão funcionando para quem utiliza o celular para atividades básicas.

Apesar disto, o próprio desenvolvedor não recomenda a instalação da custom ROM para quem utiliza o celular ainda no dia a dia, já que a mesma se encontra, atualmente, em uma versão Alpha e apresenta alguns erros, como reiniciar o aparelho em momentos aleatórios.

Assim como a instalação de qualquer outra custom ROM, vale lembrar que o processo envolve riscos e, caso ocorra algum erro, o aparelho pode acabar até mesmo brickado.

Não foi só o Galaxy S3 que recebeu o Android 12 de forma não oficial

Além do Galaxy S3, tanto o Galaxy S9 (incluindo suas variantes) quanto o Galaxy Note 9, lançados em 2018, também receberam uma custom ROM para poder rodar o Android 12. No caso, esta modificação foi lançada pelo King1990, que trabalha no time da ArrowOS.

Os detalhes de como instalar esta imagem da ArrowOS no Galaxy S9 e no Galaxy Note 9 podem ser vistos nestes links do XDA-Developers.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *