A Qualcomm parece pronta para expandir ainda mais seu portfólio de produtos com a chegada de uma nova geração de processadores. A empresa revelou que trabalha em chips baseados em Arm para Windows e Chromebooks.

As novidades foram batizadas de Snapdragon 8cx Gen 3 e 7c + Gen 3 – esse último para computadores mais simples.

Especificações do Snapdragon 8cx Gen 3

No caso do 8cx Gen 3, a Qualcomm se baseia na geração 2 do ano passado. No entanto, a empresa afirma que essa será a primeira plataforma de PC baseada em 5 nm da companhia. O foco de implementação dessa tecnologia são notebooks ultrafinos e sem espaço para ventilação.

Qualcomm Snapdragon

Foto: Divulgação

Ainda segundo a companhia, a mudança no processo de fabricação para 5 nm e outras otimizações fizeram com que a CPU Kryo tivesse níveis de consumo de energia baixos – semelhantes aos vistos na geração 2 do ano passado. Mesmo assim, o desempenho promete ser até 85% melhor que o visto anteriormente.

O chip chega com suporte a conectividade 5G e Wi-Fi 6/6E, além de funções de áudio e segurança aprimoradas. A aceleração por inteligência artificial promete deixar mais rápidas as tarefas de detecção de rosto e desfoque de fundo.

Snapdragon 7c + Gen 3

Novo chipset Qualcomm

Imagem: Qualcomm

Já o Snapdragon 7c + Gen 3, que como já citado foi projetado para PCs e Chromebooks mais básicos, também suporta 5G, Wi-Fi 6 e 6E, além de apresentar 40% mais desempenho de CPU se comparado com o lançamento anterior da empresa e 35% mais desempenho gráfico.

Os aparelhos equipados com os novos chips da Qualcomm devem chegar ao mercado já no primeiro semestre de 2022.

Chip para dispositivos portáteis

Além das novidades citadas, a Qualcomm mostrou que planeja investir em uma nova categoria de chipsets: os voltados para portáteis de jogos. Por isso, a empresa também revelou o Snapdragon G3x Gen 1, que oferece suporte ao streaming de jogos de consoles e PC, serviços de games em nuvem e apps Android.

Qualcomm Snapdragon G3x (2)

Imagem: Qualcomm

Os chips, que contam com GPU Adreno, podem rodar títulos a 144 fps e HDR. Para mostrar como a plataforma funciona, a Qualcomm, em parceria com a Razer, desenvolveu um kit de desenvolvimento portátil que conta com uma tela Oled de 6,65 polegadas e 120 Hz.

Caso a empresa decida lançar o dispositivo, será um grande concorrente do Nintendo Switch, Steam Deck, smartphones e tablets.

Colaboração Qualcomm e Google Cloud

Por fim, a Qualcomm anunciou o fechamento de uma parceria com o Google Cloud para acelerar o desenvolvimento da rede neural para as plataformas da empresa. Isso será feira usando o Google Cloud Vertex AI Neural Architecture Search (NAS) junto do mecanismo Qualcomm Inteligência Artificial (IA).

“O NAS do Google Cloud dará à Qualcomm Technologies a capacidade de trazer IA de alta precisão com baixa latência para dispositivos de baixo consumo de energia, como IoT, imagens médicas, automóveis e dispositivos móveis, garantindo memória e eficiência energética”, declara June Yang, vice-presidente do Google Cloud.

“Com esta colaboração, a Qualcomm Technologies será capaz de construir e otimizar novos modelos de IA em semanas, em vez de meses, e estamos entusiasmados com o impacto que isso terá nas pessoas que usam dispositivos com Snapdragon”, finaliza Yang.

Via: Engadget/Qualcomm

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *