Começando mais uma edição desta, que é a coluna com mais pinta de engraçadinha aqui do TecMasters (e que você adora, que sabemos bem). Os Destaques da Semana traz a você (sempre às sextas-feiras, bem na hora mais feliz do dia, do #HH), uma seleção muito bem selecionada das principais notícias dos últimos dias e, claro, aquelas mais lidas que todo mundo não resistiu e deu aquele clique para espiar mais de perto. Vamos para a parte boa? Só vem!

10) O golpe tá aí…

Quanto maior a popularidade de uma “coisa”, mais atrativo ela fica para golpistas — isso é fato. O que também é fato é que nem o Pix escapou dessa: indícios de fraudes com o meio de pagamento instantâneo do Banco Central cresceram módicos 2.818% em 2022 (bem pouca coisa assim, quase nada né…). De acordo com o Banco Central, 739.145 indícios de infrações envolvendo o Pix foram reportados de janeiro a junho deste ano, frente aos 25.330 casos no mesmo período do ano passado.

Imagem do app Pix aberto em smartphone

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O BC ressalta que é difícil traçar um comparativo, porque as notificações de golpes (que são feitas pelas instituições financeiras) tornaram-se obrigatórias somente depois novembro de 2021. E, só pra refrescar a memória: o Pix foi integralmente ativado em novembro de 2020, ou seja, foi pelo menos um aninho aí sem essa obrigatoriedade de relatar golpes. Bom, agora temos duas notícias — uma boa e outra nem tanto. Começando pela boa: o BC já está conversando com players do setor para reforçar a segurança do meio de pagamento. A má é que cibercriminosos se atualizam tão rápido quanto os patches de lolzinho e possivelmente encontrarão novos meios para burlar o sistema. Nossa regra pra vida: desconfie de todo mundo que te pedir dinheiro — principalmente por WhatsApp. #ficadica

9) Invasão por US$ 25

Starlink

Imagem: Forest Katsch/Unsplash

Elon Musk que se cuide! Durante a conferência de segurança Black Hat, que acontece anualmente em Las Vegas (EUA), um pesquisador da Universidade KU Leuven, na Bélgica, afirmou ser possível assumir completamente os terminais de satélite da Starlink (‘Dishy McFlatface‘) usando apenas um placa de circuito open source modificada em casa (modchip) de US$ 25. A vulnerabilidade que permite a invasão tinha sido identificada anteriormente e corrigida com uma atualização do firmware, o que, segundo o especialista em segurança, “faz o ataque mais difícil, porém não impossível de executar”. Sorte nossa que os satélites não têm um laser de destruição em massa acoplado (ao menos, não que a gente saiba…)

8) Sem celular

WhatsApp

Imagem: Mehaniq/shutterstock.com

Está cansade de ter que abrir toda hora o WhatsApp no celular para poder sincronizar com a versão do computador e, aí sim, responder às pessoas? Seus problemas acabaram – ao menos esse. Depois de liberar uma versão que “desfaz” o “apagar mensagem” (dando aquela colher de chá para os arrependidos), o WhatsApp finalmente receberá uma atualização que permite rodar o aplicativo no PC mesmo com celular desligado. Além disso, a empresa também prometeu trazer uma versão desktop mais rápida. É aquela história né? Se não pode contra eles, copie eles — Markinho se “inspirando” nas funcionalidades do Telegram #modeon

7) Tinder para jogos?

Imagem de NieR Automata

Imagem: Square Enix/Divulgação

Sim, você pode achar estranho, mas o Tinder já foi usado para outra coisa além de encontros. Ao menos é o que podemos afirmar sobre uma fã do game NieR: Automata, que utilizou o app para fazer os contatinhos comprarem o jogo e terem um assunto para discutir com ela. Na verdade, ela queria encontrar alguém apaixonada pelo jogo como ela – um dos pré-requisitos pra poder desenrolar o date. O que ela teve em troca foi uma porção de marmanjos comprando o jogo só pra poder ter “algo em troca”. E aí, que ela desistiu de arranjar um encontro e passou a promover o jogo.

Saldo final: quem saiu no lucro foi a Square Enix, que teve 22 compradores graças à ação da fã que, ficou sem encontro no fim das contas…

6) Alvin (versão assassino)

Depois do jogo de gato e do game de rata, chegou a vez da comunidade conhecer um título protagonizado por um… ESQUILO! Mas aqui já vai um spoiler: quem estiver esperando por fofura, pode tirar o cavalinho (mas não era esquilo?) da chuva. Isso porque, como o próprio nome sugere, Squirrel with a Gun (Esquilo com uma Arma, em tradução livre) trará uma aventura com… bem… muito combate e tiros para o esquilo protagonista.

Captura de tela da paródia Disaster Movie, disponível na Amazon Prime; na foto a imagem de Alvin, o esquilo, feito de pelúcia e com o rosto alterado

Imagem: reprodução/Disaster Movie

Pouco se sabe sobre o jogo, mas ele está sendo desenvolvido na Unreal Engine 5 (claro!) e focará na exploração e na resolução de puzzles. Além dos combates contra agentes de terno, o roedor também poderá interagir com os moradores do bairro — e até mesmo assaltá-los, caso for conveniente. Quando chega aos PCs? “Boa pergunta” — ao menos é isso que diz a página do game na Steam (sim, literalmente eles dizem isso).

5) Manda mais propaganda, que tá pouca!

iPhone com iOS 15 da Apple

Imagem: Cesar Schaeffer/TecMasters

Quem é que precisa de mais propaganda? Aparentemente a Apple. Quer dizer, ela não precisa de mais propaganda, mas acha que os aparelhos da empresa sim, precisam de mais anúncios. A companhia que quase não ganha nada com publicidade (leia com bastante sarcasmo, tá?) está estudando novas maneiras de diversificar sua receita. No caso, essa nova forma seria implementar anúncios em outras áreas dos iPhones e iPads. Seria esta uma maneira de reviver o iAd de Steve Jobs?

4) Mais barato, mais barato: cinco-gê

compra celular 5G

Imagem: Shutterstock

Falando em propaganda… pode soar bem aqueles anúncios enganosos, mas, se tudo der certo, o Brasil finalmente poderá comemorar a chegada de um dos celulares 5G mais baratos do mundo. Durante o 5G Summit Brazil, que aconteceu nesta semana, a Qualcomm anunciou o que a empresa prometeu ser um dispositivo 5G produzido no País AND com preço mais acessível. Agora, convém salientar, no entanto, que “acessível” é uma palavra bastante relativa, né? Então teremos de esperar o lançamento oficial para saber o que a marca considera uma faixa de preço que contemple essa expectativa. Aguardemos…

Enquanto vocês espera (sentado, meu bem), recomendamos as seguintes leituras:

3) Escambo de PlayStation

PlayStation 2

Imagem: Giovani Dressler/Shutterstock

Você quer um PlayStation? Então me vê seu PlayStation e eu te vendo um PlayStation. O papo parece meio estranho, mas é exatamente isso que uma loja no Japão está fazendo: exigindo que o consumidor leve seu PS4 para, então, vender o PlayStation 5. A justificativa é que, como o estoque de PS5 está bem baixo por conta da crise que o mercado sofreu, a ideia é limitar as vendas para pessoas selecionadas e, de quebra, evitar a ação de cambistas. Você não tem um PS4 para usar de barganha? Sinto muito, próximo cliente. Esperamos apenas que essa moda não pegue…

2) Que pop que nada! Agro é Doom

Pense em um dispositivo que possua algum display. Pensou? Então saiba que ele provavelmente é capaz de rodar Doom, o icônico jogo de tiro da id Software dos anos 90. A comunidade achava (veja bem, achava, no passado) que nada de novo surgiria após o game ter sido executado em testes de gravidez (?) e geladeiras (??). Pensando bem, até em lugares originalmente sem nenhuma tela também podem rodar o game — vide essa pecinha de Lego.

Mas aí veio o australiano Sick Codes para provar que o título também funciona em tratores. Mas não é qualquer trator, não. São tratores agrícolas desbloqueados. Justiça seja feita, o real intuito do modder era mostrar como o desbloqueio desses veículos poderia trazer benefícios para agricultores. Mas, uma vez que ele conseguiu hackear tratores da John Deere, por que não fazê-los executar Doom em suas telinhas, não é mesmo?

Doom agrícola

Imagem: Reprodução/sickcodes

E mais que isso: por meio da porta de origem Dehacked Doom, Sick Codes criou uma versão do game com temática de fazenda e executou-o no veículo agrícola. Só esperamos que isso não vire febre daqui pra frente. Ou — pior — que jogatinas se tornem um hábito durante a colheita. Afinal, sabe-se lá como o café vai chegar às prateleiras se alguém ficar irritado com o joguinho…

1) GTX 2080 com Ray Tracing? Essa é boa…

Há alguns dias, um usuário do Reddit publicou a imagem de uma suposta “GTX 2080” com Ray Tracing recém-comprada no eBay. Não seria nada anormal, tirando o fato de que a GTX 2080 nunca foi lançada. E que a linha GTX não conta com suporte à tecnologia de forma nativa — apenas por meio de atualização de drivers. Duas justificativas possíveis: um erro de impressão da Nvidia — que convenhamos, algo pouco provável —, ou um possível golpe arquitetado pelo vendedor.

GTX 2080 (2)

Imagem: ascendance22/reddit

Mas, ao que tudo indica, não se trata de nenhum dos casos. O comprador decidiu realizar testes de benchmarking e constatou que a arquitetura é a mesma encontrada na RTX 2080. O curioso é que a única nomenclatura impressa na placa é o rótulo “GTX” e nem menos existe alguma menção para o modelo 2080. Nos debates do fórum, a conclusão foi de que o usuário ascendance22, na verdade, obteve uma espécie de protótipo não lançado que possivelmente foi planejando durante a transição da linha GTX para a RTX.

A menos que a Nvidia venha a público para explicar toda essa confusão, o caso seguirá como mais um dos mistérios envolvendo a comunidade de eletrônicos. Ao menos o comprador ganhou seus segundinhos de fama e, de quebra, o título de um dos únicos (ou talvez o único) detentor de uma GTX 2080 com Ray Tracing.

Os destaques da semana

Nos despedimos em mais uma edição dos Destaques da Semana. Não esqueça de dar aquele joinha no vídeo do pessoal da KaBuM! TV, que faz essa parceria marota conosco e a aquela preza de contar os nossos destaques em vídeo. Nos vemos na próxima semana, com mais informações e o melhor do que aconteceu no universo da tecnologia, games e entretenimento. VlwFlw.

*O conteúdo dos Destaques desta semana contou com a coautoria de Igor Shimabukuro.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments