Executável em telefones de disco, peças de lego e até no próprio jogo, Doom pode ser considerado um dos games mais acessíveis da história. E a mais recente prova disso é que, graças a hackers engenhosos, o icônico FPS da id Software agora pode rodar em tratores agrícolas desbloqueados.

Não, a descoberta não foi obra de um agroboy fanático por John Romero que queria uma forma de jogar enquanto colhia o trigo. Na verdade, o feito foi uma das atrações da DefCon 2022 — grande convenção anual dedicada a hackers e computadores —, ocorrida em Las Vegas no último fim de semana.

Doom chega às fazendas

Na ocasião, o modder Sick Codes hackeou o computador de um trator para mostrar como o desbloqueio seria benéfico para agricultores com pouco controle sobre seus próprios equipamentos. O hacking podia ter parado por aí, mas com posse do acesso root, por que não ir além disso?

E ele foi. Com ajuda da modder Skelegant, Sick Codes usou a porta de origem Dehacked Doom, criou uma versão do game com temática de fazenda e conseguiu rodar o título no trator desbloqueado. Repetindo: o modder rodou o jogo de tiro dos anos 90 em um computador de trator agrícola.

 

A versão tem suas limitações, como gráficos aquém do esperado e falta de som. Pelas redes sociais, o modder australiano afirmou que até poderia fazer o áudio funcionar, mas essa não era a prioridade.

Independentemente dos detalhes, o feito traz uma análise paradoxal. Por um lado é surpreendente ver como modders engenhosos se superam a cada dia para fazer Doom rodar em praticamente qualquer dispositivo com tela — o que também mantém a relevância da franquia.

Doom agrícola

Imagem: Reprodução/sickcodes

Por outro, não é muita surpresa ver o game rodando em um trator agrícola após ter sido executável em diversos outros “equipamentos” improváveis. Qual será o próximo dispositivo? Façam suas apostas.

Via: Kotaku

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments