Líderes em tecnologia e inovação contribuíram para um estudo da Gartner, uma empresa de consultoria em tecnologia renomada, sobre o conceito de metaverso. O objetivo é entender como esta tecnologia tornou-se cada vez mais importante e os fatores que facilitam sua adoção e implementação.

O metaverso é um espaço aberto virtual coletivo, criado pela convergência de realidades física digital e virtual aumentada.

As atividades que acontecem em ambientes isolados (compra de terrenos digitais e construção de casas virtuais, participação em experiências sociais virtuais e outras), irão acontecer neste novo espaço.

Metaverso Sandbox

Mapa do metaverso NFT Sandbox – Imagem: reprodução

O novo mundo é uma tecnologia emergente, precisa ser analisada para que líderes possam desenvolver produtos, transformar negócios ou diminuir riscos. Sua chegada tem impacto no crescimento estratégico de negócios e inovações que precisam ser consideradas.

“O metaverso permitirá às pessoas replicarem ou melhorarem suas atividades físicas. Isto poderia acontecer ao transportar-se ao estender suas atividades físicas para um mundo virtual ou ao transformar o mundo físico”, afirmou Marty Resnick, analista vice-presidente da Gartner. “Apesar do objetivo da tecnologia ser combinar muitas atividades, atualmente há muitos mundos individuais com funcionalidade limitada”.

Em 2026, cerca de 25% das pessoas irão passar pelo menos uma hora por dia no mundo virtual para trabalho, compras, educação, redes sociais ou entretenimento, de acordo com a Gartner.

Lembrando que a definição da tecnologia é um espaço coletivo virtual, criado com a convergência das realidades física digital e virtual aumentada. Em outras palavras, é independente de dispositivos e não é controlada por um só fornecedor. É uma economia virtual independente, apoiada por moedas digitais e tokens não-fungíveis (NFTs).

O novo mundo representa uma inovação combinada, necessita de muitas tecnologias e tendências para funcionar. As capacidades tecnológicas que contribuem incluem a realidade aumentada (AR), horários de trabalho flexíveis, displays vestíveis para a cabeça, uma nuvem de AR, a Internet das Coisas (IoT), 5G, inteligência artificial (IA) e tecnologias espaciais.

Para compreender melhor o metaverso, pense na próxima geração internet, que começou como listas de discussão e endereços online independentes. Estes endereços tornaram-se sites em um espaço virtual compartilhado, parecido com a maneira que o metaverso se desenvolverá.

Snoop Dogg no metaverso Sandbox

Snoop Dogg no metaverso Sandbox – Imagem: reprodução.

O hype do metaverso

Há muita expectativa a respeito do ambiente, o hype é quando se inflam as expectativas. O hype é gerado por empresas de tecnologia que já querem se posicionar como companhias do novo mundo, ou que são criadoras de realidades física digital e aumentada. Atividades que acontecem com determinados grupos poderão acontecer como:

  • Ter roupas e acessórios para avatares online
  • Adquirir terrenos digitais e construir casas virtuais
  • Participar de uma experiência social virtual
  • Comprar em shopping centers virtuais com comércio imersivo
  • Usar salas de aula virtuais para experimentar o aprendizado imersivo
  • Possuir arte digital, colecionáveis e ativos (NFTs)
  • Interagir com humanos digitais para treinar funcionários, atendimento ao consumidor, vendas e outras interações de negócios

Espera-se que o metaverso possa fornecer oportunidades e modelos de negócios que são persistentes, descentralizados, colaborativos e interoperáveis, para permitir que organizações estendam seus negócios digitais.

Paris Hilton Metaverso

Paris Hilton no metaverso – (Imagem: Genie)

Elementos conceituais

Há muitos casos de uso e produtos que criam sua própria versão do metaverso. As oportunidades de negócios em diversas indústrias incluem:

  • Ensino superior, médico, militar e outras áreas que podem se beneficiar de uma experiência de aprendizado mais imersiva. Eles não precisam criar sua própria infraestrutura, o metaverso será a base.
  • Eventos virtuais, que ganharam popularidade nos últimos dois anos, agora podem prover ofertas mais integradas.
  • Comércio pode estender seu alcance para uma experiência imersiva de compra que permita produtos mais complexos.
  • Empresas podem conseguir mais engajamento, colaboração e conexão com seus funcionários através de ambientes de trabalho aumentados.
  • Redes sociais podem se mudar para o metaverso, onde usuários poderão interagir com avatares tridimensionais.

A adoção de tecnologias do metaverso ainda é nascente e fragmentada, assim é recomendável restringir os investimentos pesados em um metaverso específico. Ainda é muito cedo para determinar quais investimentos serão viáveis a longo prazo, e a prioridade deveria estar em aprender, explorar e preparar-se para um metaverso sem investir demais na implementação, baseando-se em apenas alguns casos.

Recomendações para profissionais de tecnologia

  • Desenvolver estratégias de negócios digitais que utilizam a infraestrutura construída e participantes do metaverso.
  • Ter uma ideia principal e gerenciamento de inovação que foquem em novas oportunidades e modelos de negócio no metaverso.
  • Identificar os riscos de tecnologia específicos, implicações de privacidade e segurança neste novo ambiente persistente e descentralizado.
  • Listar os resultados, oportunidades e obstáculos que o metaverso possui na forma de um panorama de tecnologias emergentes.

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