Sexta-feira é aquele dia da semana que todos nós estamos esperando porque tem a lista marota dos Destaques da Semana, sua coluna favorita de todos os tempos.

Para aqueles que não conhecem ainda o que faremos nas próximas linhas, segue a rápida explicação: todas às sextas, resumimos os principais acontecimentos dos últimos dias e, entre os destaques e as mais lidas, selecionamos as nossas notícias para que você chegue no fim de semana sabendo tudo de mais quente nos mundos da tecnologia, games e entretenimento.

Todos prontos agora? Bóra lá.

10) Culto do demo (porém, cativante)

Capa de Cult of the Lamb

Imagem: Devolver Digital/Reprodução

Dessa seita eu aposto que você não hesitaria em fazer parte — mesmo sendo comandada por um cordeirinho lindinho que representa bem aquela expressão “lobo em pele de cordeiro” que sua avó dizia, sabe? Estamos falando dele, claro! O jogo Cult of the Lamb, ou em tradução literal “Culto do Cordeiro”. Não vou dar spoilers aqui, porque tem review completíssimo desse game da Devolver Digital, que acabou de sair do forno. Vou me limitar a resumir apenas que ele é a “perfeita junção do macabro e do fofo”, como nossa editora e autora do texto Jessica Pinheiro bem definiu — ou como eu mesma gosto de classificar esse tipo de jogo: bem creepy-fofo. Só vem aqui ler!

9) 1, 2, 3 e zap

WhatsApp

Imagem: Shutterstock

Para quem não consegue desgrudar do WhatsApp, essa novidade pode interessar — aliás, essa não, “essas”, no plural, porque são três. A começar pelo recurso que permite esconder o status online, um dos mais aguardados por quem adora fugir dos contatinhos e só quer paz (em tempos de pandemia, quem pode julgar, não é mesmo?) Outro lançamento é o bloqueio de “print” da tela para mensagens que se autodestroem (uma medida extra de proteção e também uma baita ferramenta para prevenir vazamentos de #nudes).

8) Dobrável ou flip

Samsung Galaxy Z Flip 4

Imagem: reprodução/Samsung

Esta semana rolou o Unpacked, um dos principais eventos do ano da Samsung e, como de costume, a empresa apresentou belos exemplares do seu portfólio para 2022. Entre eles os famigerados dobráveis o Galaxy Z Flip4, que conta com bateria de 3.700 mAh e Android 12; e o Galaxy Z Fold4 o primeiro aparelho a contar com o Android 12L, versão do sistema otimizada para telas maiores. O Z Fold4 também pode vir com 1 TB de armazenamento interno — acho desnecessário tudo isso pra um celular? Sim, porém teria com certeza!

7) “Estabelecer padrões criativos”

GTA 6

Imagem: Reprodução/YouTube

“Estabelecer padrões criativos” novos pode ser um grande desafio para muita gente, mas ela não parece ser uma meta tão inalcançável para a Take-Two. Ao menos foi assim que o CEO da empresa, Strauss Zelnick, definiu para o próximo GTA. Ao que tudo indica, podemos esperar muito mais do que a mudança para uma protagonista feminina — o que, diga-se de passagem, já provocou bastante bafafá entre a comunidade gamer…

6) Pra quê pilhas?

As pilhas agora têm um novo (e improvável) concorrente: o papel. A frase até pode parecer loucura, mas fato é que cientistas da Suíça descobriram uma nova forma de fazer uma bateria com um mero pedaço de papel impresso com tinta. O processo não é tão simples e envolve imprimir três tipos de tinta (uma com grafite, outra com pó de zinco e a última com carbono negro) em um centímetro quadrado da folha, além de um pouco de cera e uma solução salina. Ou seja, a verdadeira bateria não é o papel, mas sim os elementos que nele ficam grudados — mas você pegou o espírito da coisa, né?

Bateria descartável de papel

Imagem: reprodução/Robert Murray-Smith

Os resultados são relativamente satisfatórios: uma bateria descartável é capaz de fornecer cerca de 1,2 volts estáveis por aproximadamente uma hora. Isso é suficiente para alimentar um Tesla ou um setup com uma RTX 3090 Ti? Definitivamente não. Mas a descoberta pode servir como teste para que eletrônicos menos robustos possam ser alimentados por esse papel do futuro. 

5) “E” de Esports (e de Excel)

Quem acha que Esports se resume a jogos populares como CS:GO, League of Legends ou Valorant está redondamente enganado — ou ‘retangularmente’, neste caso. Isso porque a ESPN, renomado canal de transmissões esportivas, recentemente exibiu o replay de um campeonato de Excel (???) em sua grade. Tão curioso quanto a exibição é o torneio, que recebeu a nomenclatura de “Esports” no nome, provando que apps do pacote Office também podem fazer parte do nicho “esportes eletrônicos”.

Destaques da Semana: o grande campeonato das planilhas (sim, ele existe), bateria de papel e mais!

Não, não rolou x1 entre as células A1 e B3, ou uma bangada do PROCV. Na verdade, a competição trouxe tarefas complicadas aos participantes, que tinham um tempo limite de 30 minutos para resolver os pepinos. Além da agilidade, os métodos de resolução também eram grandes diferenciais para evitar uma eliminação.

Quem sabe daqui um tempo a comunidade gamer não prestigie um campeonato de Power Point diretamente da Twitch. Pensamentos e mais pensamentos…

4) Resident Souls (ou Dark Evil) 4

Cena de Resident Evil 4 Remake

Imagem: Capcom/Reprodução

Já imaginou como seria jogar o clássico Resident Evil de 2005 em uma versão souslike? Não? Fique tranquilo pois alguém já fez isso por você. Focado em “jogos rústicos e de baixa qualidade” — segundo a própria descrição —, o canal Rustic Games BR no YouTube publicou um vídeo que reimagine o título da Capcom com requintes de Dark Souls.

O vídeo traz a lendária batalha entre Leon e El Gigante (um dos chefes do jogo), mas em uma perspectiva diferente: ao invés de granadas incendiárias, escopeta e ajudas de doguinhos, uma porradaria franca apenas com ações para atacar com as facas duplas ou desviar da criatura. Tudo isso em uma interface que realmente traz o gênero soulslike.

A menos que a Capcom compre a FromSoftware ou vice-versa, essa talvez seja uma das únicas oportunidades de ver RE4 nesse estilo. Portanto, não esqueça de conferir — mas só depois de ler o resto dos destaques, hein?

3) Carona “fantasma” na China 

Apollo robotaxi da Baidu

Imagem: divulgação

É verdade que os filmes chineses costumam dar muito (ênfase em muito) medo, mas a terceira posição nada tem a ver com coisas paranormais. Na verdade, a informação é de que a China acaba de dar sinal verde para a Baidu — aquele do antivírus insistente — iniciar operações com seu táxi-robô sem a presença de motoristas. Calma que você não leu errado: os passageiros pegarão carona em veículos sem ninguém por trás do volante.

Por mais amedrontador que pareça, os veículos Apollo Go da Baidu são 100% autônomos e já participaram de diversos testes anteriormente. Como possuem diversos mecanismos de segurança (incluindo backup de funções, condução remota e sensores), eles receberam aval para iniciar novos testes em algumas regiões do território, mas agora sem a necessidade da presença de motorista — o que deve evitar perguntas sobre o tempo e lamentações sobre a vida.

Por um lado, é interessante ver como a tecnologia avançou ao ponto de um táxi nem ao menos precisar de um condutor. Por outro fica o grande receio de estar na “carona” de um veículo desses. Teria coragem? Nós também não.

2) Holoporte

Equipe canadense realiza o 1º teletransporte holográfico internacional

Imagem: Western University

Quem nunca sonhou em ser teletransportado que atire a primeira pedra! A parte boa é que, se antes essa era uma possibilidade apenas em filmes sci-fi, agora era pode estar realmente próxima – ou quase isso. Uma equipe da Western University, no Canadá, desenvolveu o primeiro “teletransporte holográfico” internacional – ou apenas “holoporte”, para os íntimos (quem acompanha a coluna dos Destaques sabe que eu gosto de juntar palavras, mas desta vez eles chamaram assim mesmo). 

Funciona mais ou menos assim: na tarde do dia 27 de julho, um grupo de estudantes do Western Institute for Space Exploration conseguiu, um por vez, se “transmitir” em tempo real de Ontario (Canadá) para o Alabama (EUA). Bom… a demonstração está mais para um comunicador moderno de Star Wars do que propriamente o teletransporte, mas já é um avanço.

1) Os caçadores da Arc perdida

Intel Arc A750

Imagem: reprodução

Finalmente ela está entre nós: a linha Intel Arc chegou oficialmente no Brasil. Quer dizer, liberaram a pré-venda logo na segunda-feira (8). Considerada uma placa de entrada, o lançamento da Intel chega com a GPU ACM-G11, 8 núcleos Xe e 1024 núcleos FP32. O equipamento vai funcionar a 2250 MHz e terá 8 núcleos de ray tracing. Infelizmente, a entrega ainda vai demorar um pouco mais para acontecer, com previsão para 12 de setembro. Mas a pré-venda já está rolando no site do KaBuM! #FicaDica

Extra, extra

E agora, um conteúdo extra de presente para vocês (igual as semanas que teremos pela frente em agosto inteiro porque sim, a piada do maior mês do ano ainda não acabou). A Kingston convidou o TecMasters para testas algumas configurações de PC gamer, equipados com diferentes componentes (mas com os SSDs da marca, porque, né?)

As configurações vão desde os PCs para quem não manja nada de hardware, mas quer ter um bom custo-benefício, à eleçào de componentes para montar uma máquina com desempenho bastante elevado (e o preço, claro, também equivalente). Chega mais aqui para ver o que testamos.

Os destaques da semana

Nos despedimos em mais uma edição dos Destaques da Semana. Esperamos que você tenha se divertido conseguido ficar um pouquinho mais por dentro das novidades da semana e até a próxima sexta-feira. Fui!

*O conteúdo dos Destaques desta semana contou com a coautoria de Igor Shimabukuro.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments