Apesar do cenário conturbado da crise dos chips, a Nvidia tem muito o que comemorar em 2021. Sem contar a receita de US$ 7,1 bilhões obtida no terceiro trimestre do ano fiscal de 2022, a fabricante anunciou novas GPUs para desktops e notebooks e também expandiu o alcance do GeForce Now para a América Latina.

Mas restando poucos dias para que 2021 chegue ao fim, as atenções agora voltam-se para as novidades da companhia para o ano que vem. É bem possível que a marca revele algo durante a conferência de imprensa da CES 2022, mas diversos outros anúncios devem seguir “na manga” da Nvidia.

Infelizmente, a empresa não divulgou um cronograma com os lançamentos que devem acontecer no ano que vem. Contudo, é possível estimar algumas novidades baseadas em meras expectativas do mercado e em vazamentos que sugerem lançamentos importantes da marca.

Possíveis anúncios da Nvidia em 2022

  • Novas GPUs RTX Série 40
Nvidia GeForce RTX

Imagem: Divulgação/Nvidia

As placas de vídeo da linha GeForce RTX Série 30 foram reveladas há pouco mais de um ano, mas há quem diga que a Nvidia já esteja se preparando para lançar uma linha sucessora. Aliás, segundo especulações, as GPUs GeForce RTX Série 40 podem chegar ao mercado em algum momento de 2022.

Segundo um vazamento compartilhado pelo DigiTimes, estes componentes devem trazer a arquitetura Ada Lovelace, que supostamente é baseada no processo de 5 nanômetros da TSMC. O modelo topo de linha seria a RTX 4080, que pode apresentar incríveis 24 GB de memória.

As informações apontam ainda para produtos de 18.432 núcleos CUDA e que podem ter velocidade de clock de até 2,5 GHz. Essa velocidade de clock daria algo entre 85 e 92 TFlops de desempenho de computação e toda essa potência permitiria rodar jogos em 8K com uma taxa de quadros decente.

  • Novas placas de vídeo para desktops…
RTX 3090 para ilustrar RTX 3090 Ti

Imagem: Divulgação/Nvidia

Apesar dos rumores em torno da Série 40, a Nvidia pode anunciar novos modelos da Série 30, mostrando que a linha ainda tem muita lenha para queimar. A expectativa é de que os modelos RTX 3090 Ti, 3070 Ti, RTX 3080 12 GB, além dos modelos RTX 3050 e 3050 Ti deem as caras no ano que vem.

Inclusive, um recente vazamento da própria Nvidia revelou que as placas RTX 3070 Ti e 3090 Ti devem chegar às prateleiras em 11 e 27 de janeiro, respectivamente — embora a primeira possa ter o lançamento adiado. Logo, mesmo que elas sejam confirmadas na CES 2022, só chegarão aos consumidores posteriormente, com a queda dos embargos.

O recente lançamento de uma RTX 2060 turbinada com 12 GB de memória mostrou que os produtos da série 20 talvez não estejam totalmente esquecidos pela empresa. Ainda assim, é pouco provável que novas atualizações de placas mais antigas aconteçam, ainda mais com a enxurrada de lançamentos supostamente programados.

  • … e para notebooks
Notebook Nvidia

Imagem: Divulgação/Nvidia

Felizmente, espera-se que os usuários de desktop não sejam os únicos a sorrir em 2022. Isso porque uma placa de vídeo Nvidia RTX 3080 Ti para notebooks foi listada recentemente em um software de benchmark, embora nenhuma confirmação oficial tenha sido divulgada pela fabricante.

Não há muitas informações sobre o produto, mas espera-se que ele chegue ao mercado com 16 GB de memória GDDR6 — o dobro da RTX 3080. De resto, a marca deve fazer algumas adaptações como diminuir os valores de clock para economizar energia, uma vez que a placa original usada para desktops ganhará uma versão para laptops.

  • Ampliação do suporte 4K para o GeForce Now
Nvidia GeForce Now

Imagem: Divulgação/Nvidia

A Nvidia ainda pode trazer melhorias para o seu serviço de streaming de jogos. Atualmente, o GeForce Now já permite rodar jogos em 4K a 60 FPS em TVs equipadas com a Shield TV. No entanto, a expectativa é de que a marca amplie esse suporte para outros dispositivos, que atualmente estão limitados a uma resolução 1440p.

A própria marca já afirmou que não vê razão para não aumentar a resolução para 4K para mais dispositivos em um futuro próximo, uma vez que o serviço já oferece um desempenho equivalente de uma RTX 3080 para os assinantes do pacote mais robusto. Com sorte, esse pode ser um dos anúncios programados para o ano que vem.

Previsões e mais previsões

Vale lembrar que estas são apenas algumas previsões do que a marca deve anunciar em 2022. A depender do cenário e da crise dos chips, anúncios podem ser adiados ou, na melhor das hipóteses, diversas outras novidades podem surgir. Fato é que ansiedade não falta para os usuários da Nvidia.

Que venha 2022!

Via: Trusted Reviews

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *