Imagem: Nvidia

Mais do que fazer placas de vídeo disputadas a tapa por gamers e mineradores de criptomoedas, a Nvidia parece querer utilizar suas tecnologias gráficas para recriar o mundo real no digital. A mais recente iniciativa nesse sentido é a NeRF AI, capaz de transformar quase que instantaneamente fotos convencionais em cenas detalhadas em 3D.

Não é bruxaria, é tecnologia da Nvidia

Após prometer criar um “gêmeo digital” da Terra e lançar uma plataforma de avatares virtuais imersivos, o novo projeto da Nvidia recorre à inteligência artificial para preencher lacunas em imagens e construir um ambiente tridimensional absurdamente fiel à realidade.

Essa brincadeira só é possível graças a uma tecnologia chamada Neural Radiance Field (algo como Campo de Radiância Neural), que, como tudo em inglês, teve seu nome encurtado para o acrônimo NeRF AI. O recurso em si já existia nos laboratórios da empresa, mas ficou ainda mais poderoso, preciso e rápido em sua versão atualizada.

Em vez de horas ou minutos, agora o algoritmo de rede neural precisa apenas de míseros segundos e meia dúzia de fotos em torno de uma pessoa ou objeto para analisar e entender a cena, recriar partes que precisam ser completadas e renderizar uma cena completa em 3D. Confira no vídeo abaixo:

Quanto mais fotos de diferentes ângulos alimentarem o NeRF AI e mais essas imagens forem nítidas, melhor fica o resultado final da cena gerada pelo software.

A Nvidia diz que o produto consegue rodar em uma única GPU – preferencialmente um modelo com tensor cores para acelerar o desempenho da solução de inteligência artificial – e que, no futuro, a tecnologia pode ser usada para trazer avanços significativos a games, carros autônomos, arquitetura e até mesmo filmes e animações.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.