Um algoritmo de inteligência artificial é capaz de transformar imagens estáticas em um novo mundo 3D de alta resolução e explorável. O resultado é a criação de ambientes impossíveis de imaginar antes, tanto para pesquisas científicas como para efeitos especiais cinematográficos e realidade virtual.

Um artigo publicado pelos pesquisadores Darius Rückert, Linus Franke e Marc Stamminger descreve a tecnologia a ser utilizada. As imagens e seus resultados 3D, divulgados em vídeo pela New Scientist, são impressionantes.

O algoritmo trabalhará com uma rede neural para seleção de imagens de uma determinada cena e a criação de um modelo 3D aproximado construído automaticamente.

A rede neural foi desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha. A inovação principal está em extrair propriedades físicas 3D de imagens estáticas e planas (2D).

O sistema criaria um mundo explorável em 3D a partir de apenas 2 imagens. O resultado produzido, entretanto, ainda é aproximado. Os pesquisadores indicam que quanto maior a quantidade de imagens, melhor o resultado.

Os melhores exemplos recriados em 3D utilizam entre 300 a 350 fotos de diferentes ângulos fornecidas pelos pesquisadores. Novas versões do sistema serão aprimoradas com o estudo do reflexo da luz em objetos. Com o “bug” da luz resolvido, será necessária menor quantidade de imagens para criar mundos 3D mais exatos.

Inteligência artificial e o reflexo da luz

A criação de mundo 3D a partir de fotos já existe mas não é totalmente automatizada e tem falhas perceptíveis, de acordo com Tim Field, de Abound Labs, que trabalha com captura 3D em entrevista à New Scientist. Com dados 3D de boa qualidade, o sistema consegue chegar a um nível de exatidão inédito.

A descoberta vai favorecer a criação de efeitos visuais cinematográficos e até passeios em realidade virtual em ambientes como museus, sítios arqueológicos e outros. O aprendizado por máquina para a geração de imagens é um campo de pesquisa para o qual abrirá muitas possibilidades, completou o especialista.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *