Preparem-se, treinadores. Nesta sexta-feira (28) está programada a chegada do esperado Pokémon Legends: Arceus para o Nintendo Switch. Introduzindo novas mecânicas, ambientes e objetivos, o game foge um pouco da gameplay característica da série de jogos e traz um “gás renovado” para a franquia dos monstrinhos.

Por falar nisso, o novo título da Nintendo não será o único a “sair da caixa”. É claro que os fãs raiz podem estar acostumados com a jogabilidade marcante inserida em Pokémon Red/Green — primeiro game da franquia lançado em 1997 — e mantida em títulos mais recentes como Brilliant Diamond e Shining Pearl.

Mas é preciso lembrar que a série também ganhou spin-offs e outros jogos que deixaram de lado a jogabilidade RPG original para apresentar estilos MOBA, de luta e até card games, por exemplo. E nem por isso mancharam a imagem da franquia ou atrapalharam o andamento da linha principal de jogos.

Logo, aqui vai uma lista para relembrar alguns dos principais jogos “diferentões” dos monstrinhos mais amados do mundo. Confira!

Os principais spin-offs de Pokémon

Pokémon Trading Card Game (1998)

Deixar o TCG fora dessa lista provavelmente seria um crime inafiançável. Isso porque o card games foi um dos universos que impulsionaram ainda mais a visibilidade da série. Além da versão física, a franquia de pocket monsters ganhou um título para o Game Boy, que pavimentaria o caminho para variantes mais recentes.

Pokémon Pinball (1999)

O nome do game originalmente lançado para o Game Boy Color diz tudo. O jogo basicamente introduz o universo de Pokémon ao tradicional fliperama. O “único detalhe” é que, além de não deixar a bolinha cair, o objetivo baseava-se em capturar todos os monstrinhos presentes no game.

Pokémon Snap (1999)

Pode esquecer os ataques super efetivos e pedras de evolução. Nesta aventura, o jogador atua como um fotógrafo selvagem em que a missão baseia-se em fotografar cada monstrinho no melhor ângulo possível. Tudo isso munido de maçãs para chamar a atenção dos monstrinhos e de uma câmera — é claro.

Pokémon Stadium (2000)

Ainda na onda do console Nintendo 64, Pokémon Stadium foi o primeiro game a trazer um design 3D dos monstrinhos. Outro diferencial era que os jogadores poderiam importar personagens das versões Red/Blue/Yellow de Game Boy. Sobre o game? Um simulador de batalhas em que a porradaria “come solta”.

Pokémon Ranger (2006)

Apesar de ser um spin-off da franquia original, Pokémon Ranger retoma o objetivo de capturar os monstrinhos. O game é relativamente simples e baseia-se em explorar os cenários e capturar quem estiver pela frente. Tudo isso por meio do touch screen do Nintendo DS.

PokéPark Wii: Pikachu’s Adventure (2009)

Nesta aventura, o jogador assume o papel de Pikachu: a única salvação para manter a segurança do PokéPark (uma espécie de parque de pokémons). Mas para isso, será necessário completar diversos desafios, desde os mais difíceis até os mais divertidos. Uma dica? A amizade pode ser tudo neste jogo.

Pokémon GO (2016)

Desenvolvido pela Nintendo em parceria com a Niantic, o título explora a tecnologia de realidade aumentada para possibilitar que os jogadores capturem os monstrinhos de “qualquer lugar”. Basta andar por aí, encontrar um dos bichinhos e arremessar pokébolas, em busca do título de maior treinador do app.

Pokémon UNITE (2021)

Disponível para o Nintendo Switch e dispositivos móveis, o game é uma espécie de lolzinho, mas no universo da franquia da Nintendo. Ao invés de derrubar torres, os 10 players (divididos em dois times) têm a missão de fazer o maior número de pontos nas zonas inimigas e, claro, eliminar os oponentes.

Pokémon Legends: Arceus (2022)

Talvez o mais novo título da franquia não possa ser considerado um spin-off, mas certamente não é uma sequência da série principal. Com gráficos louváveis, o jogo será ambientado em um mapa extenso — embora não seja considerado um mundo aberto. O objetivo aqui é um só: completar a pokédex.

Lembrou de algum outro spin-off que marcou sua infância, mas não figurou na lista? Deixe nos comentários.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments