Após revelar seus próximos projetos, os vazamentos da Insomniac ainda reverberam pela internet. Desta vez, a atenção se voltou para uma série de documentos que mostrou a pressão da Sony para que seus estúdios realizem cortes.

Esse cenário se desenrola em meio a um momento delicado para a produção de jogos AAA pela Sony: os grandes custos de desenvolvimento de seus projetos.

Segundo o Kotaku, os arquivos vazados possuem notas da Sony dizendo que um estúdio interno será fechado – embora não seja possível dizer qual e se essa decisão ainda está de pé.

Falando exclusivamente da Insomniac, há menções a uma solicitação da Sony para que o estúdio demitisse entre 50 e 75 funcionários. Ao que parece, a companhia estava tentando cumprir com esse pedido.

Imagem de divulgação do jogo Marvel's Spider-Man 2

Imagem: Sony/Insomniac/Reprodução

Em nota, eles afirmam que estavam pensando estrategicamente em desligar essas pessoas das equipes de Marvel’s Wolverine e Marvel’s Spider-Man 3, substituindo-as por membros que trabalham no novo Ratchet & Clank, e em um projeto ainda não anunciado.

Agora, a grande preocupação da Sony está ligada aos crescentes custos de desenvolvimento dos jogos da Insomniac. Isso porque os custos de Spider-Man 2 ultrapassaram os US$ 270 milhões previstos originalmente em US$ 30 milhões.

Para se tornar lucrativo, o game deve vender pelo menos 7,2 milhões de unidades. Felizmente, ao que parece, isso vai acontecer em algum momento, já que o título conseguiu vender 5 milhões de cópias em 11 dias de lançamento.

Jogos da Sony cada vez mais caros

Horizon Forbidden West

Imagem: reprodução

Mas não é só Marvel’s Spider-Man 2 que teve um orçamento milionário para ser produzido. The Last of Us Part 2, por exemplo, teve um orçamento de US$ 220 milhões, com um pico de 200 funcionários trabalhando simultaneamente em sua produção.

Enquanto isso, Horizon Forbidden West custou US$ 212 milhões para ser criado, com uma equipe de 300 desenvolvedores.

Por conta desse movimento – e do aumento dos custos de produção -, qualquer projeto, mesmo que não seja grandioso, deve bater recordes de venda para se tornar viável.

Via: IGN

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