A franquia Grand Theft Auto (GTA) é apenas um dos muitos nomes lembrados quando mencionada a Rockstar Games. A empresa, nascida em Nova Iorque, Estados Unidos, é hoje umas das maiores desenvolvedoras e publicadoras de jogos do mundo e um dos nomes mais fortes da indústria dos games na atualidade.

Quer saber como ela chegou no topo e conquistou toda essa pompa? Contamos tudo em detalhes para você, a seguir.

A sombra de uma mão segura um smartphone, o qual exibe em sua tela o logo da desenvolvedora Rockstar Games

Imagem: photo_gonzo/Shutterstock

O que você verá neste artigo:

Como tudo começou: breve história da Rockstar

A Rockstar foi fundada em 1994 com o nome de BMG Interactive. Com sede no Reino Unido, a empresa era uma divisão de multimídia e de novas tecnologias da BMG Entertainment — que, por sua vez, era uma empresa majoritariamente voltada para o ramo do entretenimento, especificamente música. Sim, música.

O responsável pela divisão era o também novato Sam Houser que, aos 19 anos, tinha iniciado sua carreira na BMG e, depois de quatro anos trabalhando na empresa e um diploma na mão, assumiu o desafio de desenvolver o novo braço com foco em mídia – como você pode imaginar, ele foi bem-sucedido na empreitada.

Captura de tela do primeiro título da franquia GTA, da Rockstar, lançado em 1997

Grand Theft Audo (GTA): primeiro título da franquia lançado em 1997 – Imagem: Rockstar

Quer dizer, quase isso. A BMG, à época, se arrependeu de ter investido uma quantidade considerável de dinheiro em games — visto que não era o principal interesse da empresa — e decidiu “abrir mão” da divisão, como o próprio Houser definiu. O valor? US$ 9 milhões, entregues em uma negociação com a Take-Two.

Ativos e criações da empresa foram transferidos, bem como a equipe, que passou a ser integrada à companhia na fusão pós-aquisição. Dan Houser, também ex-funcionário da BMG, se uniu ao irmão Sam para fundar oficialmente a Rockstar Games.

Dan Houser, inclusive, serviu como principal roteirista de jogos clássicos da empresa como Red Dead Redemption 2, Max Payne 3 e o próprio Grand Theft Auto (2, III, IV e V), mas deixou o cargo e a companhia em 2020. Já o irmão Sam permanece até hoje como presidente.

Principais trabalhos

Em 1997, a BMG Interactive anunciou o que, mais tarde, seria um dos títulos principais e de maior audiência no setor até hoje: GTA. O lançamento, à época, foi feito para PC e chegou posteriormente para PlayStation. Ao Game Boy Color, o game aterrissou apenas em 1999, juntamente com a sequência GTA 2.

O GTA original alcançou mais de um milhão de cópias vendidas — um sucesso que se perpetua até hoje. Para se ter uma ideia, até o fechamento deste conteúdo, o GTA V consta como o terceiro game mais vendido da história de uma lista de 50 títulos.

Em maio deste ano, de acordo com relatório financeiro da Take-Two, o game contabilizou sozinho mais de 165 milhões de unidades vendidas globalmente.

GTA V

Imagem: divulgação

Ainda de acordo com a empresa, GTA V alcançou a marca de US$ 1 bilhão em lucros mais rápido do que qualquer outro dos lançamentos de entretenimento na indústria (tendo alcançado o montante em um curto período entre o final de 2021 e o início de 2022). Como um todo, a popular franquia de jogos já ultrapassou os 375 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, lá em 1997.

Não à toa, a empresa investe pesado no título e está trabalhando para trazer ainda mais inovação ao GTA VI, segundo Strauss Zelnick, CEO da Take-Two:

“Com o desenvolvimento do próximo título da série Grand Theft Auto em andamento, a equipe da Rockstar Games está determinada a mais uma vez estabelecer padrões criativos para a série, nossa indústria e para todo o entretenimento”, disse o executivo.

Além de GTA, a empresa também desenvolveu outros títulos bastante populares, entre eles os já mencionados Max Payne e Red Dead Redemption, além de Bully, Manhunt e Midnight Club.

Quanto vale a Rockstar Games?

A Take-Two, empresa responsável pela Rockstar, tem um valor de mercado atualmente estimado de US$ 20,13 bilhões.

Além da Rockstar, a holding também é dona de outras marcas, incluindo: 2K, Private Division e Zynga — cuja aquisição foi concluída em maio deste ano. Em março de 2018, a companhia foi classificada como a terceira maior empresa no ramo de games das Américas e Europa com capital aberto.

Nos últimos meses, os papéis da Take-Two podem ser comprados por, em média, US$ 120. As ações ordinárias da desenvolvedora são negociadas publicamente na bolsa de valores da Nasdaq sob o símbolo TTWO.

Já quando falamos de Rockstar Games, por ser uma empresa sob o guarda-chuva da Take-Two, o que conseguimos é estimar o valor que ela traz para a holding, já que a Take-Two não divulga informações detalhadas sobre suas subsidiárias e ganhos específicos que elas trazem ao negócio como um todo (só um ou outro dado relevante para o mercado).

Por exemplo: sabe-se que a franquia GTA (incluindo GTA Online e Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition) se tornou um dos principais impulsionadores da receita líquida de US$ 3,5 bilhões da Take-Two, de acordo com o último balanço do ano fiscal 2022. Vale dizer que, desse total, consoles foram a fonte principal de renda, representando 72% da fatia, ou aproximadamente US$ 2,52 bilhões; seguidos pelos PCs (16%, ou US$ 572,50 milhões) e mobile (12%, ou US$ 403,43 milhões).

Mas, como não é apenas de GTA que é feita a Rockstar, vale mencionar também que, como grande contribuinte para o aumento da receita da Take-Two, a companhia citou os títulos Red Dead Redemption 2, bem como a versão Red Dead Online.

Via Web Archive, Take-Two, Businesswire, GamesIndustry

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