No próximo domingo (31), é comemorado o Halloween – ou Dia das Bruxas aqui no Brasil. Ao contrário do que se pensa, a origem da data não é da cultura americana, mas sim do Reino Unido.

O nome Halloween é derivado de “All Hallow’s Eve” (véspera de todos os santos, em tradução livre), o que sugere que o evento acontece no dia anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Com o passar dos anos, as comemorações foram se moldando e pararam de estar ligadas à comemoração do fim do verão e início das colheitas, e passaram a integrar celebrações em diversas partes do mundo – inclusive no Brasil. A maior tradição vem por parte das crianças, que se fantasiam e saem para pedir doces de porta em porta – algo bastante comum nos Estados Unidos.

No entanto, algumas pessoas – como este que vos escreve – preferem comemorar assistindo a filmes temáticos ou sofrendo com jogos de terror. Por conta disso, o TecMasters decidiu separar uma lista de cinco games lançados em 2021 que podem fazer até o mais corajoso dos jogadores sentir medo da própria sombra.

Resident Evil Village

Lançado em março deste ano, o oitavo capítulo da saga principal introduziu a origem da Umbrella e o ligou com um pequeno vilarejo da Europa – “Resident Evil 4”, temos visitas. Assim como no game anterior, o jogador controla Ethan Winters que, após ter sua casa invadida e sua filha, Rose, sequestrada, acorda nesse remoto local que é controlado por uma seita liderada por uma figura aterradora chamada Mother Miranda.

Resident Evill Village

Foto: Capcom

No caminho, Ethan se depara com diversas criaturas bizarras e habitantes que não são tão inocentes assim. Toda a aventura tem um tom de filme de terror clássico e é uma ótima pedida para a data. Se quiser saber mais, confira nosso review completo.

Resident Evil Village” está disponível para PC, Google Stadia, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S/X.

Tormented Souls

Gosto de brincar que esse game é para os “viúvos” dos jogos clássicos de “Resident Evil” e “Silent Hill”. Isso porque temos um título que traz a essência do survival horror: ângulos de câmera dramáticos, momentos de tensão e munição escassa.

No jogo, controlamos Caroline Walker que, atraída para uma espécie de mansão/hospital, deve investigar o desaparecimento de gêmeas. Aqui, há muita exploração, resolução de puzzles e monstros bizarros. Apesar da história ter alguns elementos bem previsíveis, é possível tomar alguns sustos e até se surpreender com o desenrolar da narrativa.

Tormented Souls

Foto: Reprodução

A única questão que achei um ponto negativo são os inimigos, que não contam com muita variedade. Na metade do jogo você já viu todos eles e os enfrenta até o fim. Mesmo assim, o game é uma ótima alternativa para esse Dia das Bruxas, além de ser uma das grandes surpresas dos últimos meses.

“Tormented Souls” está disponível para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S/X.

Back 4 Blood

“Back 4 Blood” é um game que traz a possibilidade de jogar com mais três amigos em cenários cooperativos (ou em campanha offline com três bots) contra hordas de zumbis. Como citado em nossa análise, a proposta é divertida e cumpre o que propõe, mas não inova em quase nenhum aspecto.

Muitos devem notar a semelhança, inclusive no nome, com “Left 4 Dead”. Isso ocorre justamente porque “Back 4 Blood” é dos mesmos produtores do clássico de zumbis. Por conta disso, essa pode ser uma boa pedida para quem deseja se divertir com amigos e, de quebra, matar alguns zumbis.

“Back 4 Blood” está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S/X.

The Medium

Apesar de ter recebido uma versão para PlayStation 5 recentemente, “The Medium” surgiu como um dos exclusivos dos Xbox Series S/X quando foi lançado. Isso porque o game prometia utilizar todo o potencial dos SSDs dos consoles para trazer uma experiência imersiva sem loadings ou tempos de espera entre a transição de mundos – algo que acontece com frequência durante a aventura.

No game, controlamos Marianne Severo, uma jovem que consegue transitar entre dois mundos: o nosso e o espiritual. Por conta desse dom, ela tem experiências assustadoras com as criaturas que habitam o segundo local.

The Medium

Foto: Divulgação

Em certo momento, Marianne viaja para um hotel abandonado em Cracóvia. Lá, ela descobre um pouco mais sobre seu passado e como um incidente pode ter influenciado em seu dom.

“The Medium” está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X.

The Dark Pictures Anthology: House of Ashes

Por fim, mas não menos importante, temos “The Dark Pictures Anthology: House of Ashes”, terceiro título da antologia de terror da Supermassive Games – precedida por “Man of Medan” e “Little Hope”.

No game, suas escolhas moldam o desenrolar da história e decidem quem vive e quem morre. Sou particularmente fascinado por essa proposta, que oferece controle total ao jogador.

House of Ashes

Foto: Divulgação

No novo título, que se passa durante o fim da Guerra do Iraque, um grupo de forças especiais tem a missão de encontrar uma arma de destruição em massa. No entanto, durante sua expedição, um templo sumério soterrado se mostra uma ameaça muito maior que qualquer arma, já que abriga um ninho de monstros.

“The Dark Pictures Anthology: House of Ashes” está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S/X.

Bônus de Halloween: Dead by Daylight

Considerado o “Smash Bros.” do terror, “Dead by Daylight” é um jogo multiplayer assimétrico em que quatro jogadores, controlando sobreviventes, devem fugir de um assassino, controlado por uma quinta pessoa.

A ideia é reparar cinco geradores para que os portões de saída sejam energizados e permitam a fuga. No entanto, com um implacável assassino no encalço dos sobreviventes, a tarefa é bastante complicada.

A grande questão do game, além do fator diversão – já que nenhuma partida é igual a anterior por conta de vários fatores -, são os personagens lançados em capítulos licenciados.

Portanto, o game é considerado o grande encontro das maiores franquias do horror. Em um exemplo disso, temos o capítulo “Halloween”, que traz o vilão Michael Myers e Laurie Strode para o game.

Dead by Daylight

Foto: Divulgação

Há ainda Freddy Krueger, Leatherface, Nemesis, Pinhead, GhostFace e Amanda Young, da franquia “Jogos Mortais”. Cada assassino conta com habilidades únicas, que exigem muita atenção e sangue frio dos sobreviventes para sair com vida da partida.

O jogo está disponível para PC, Xbox One, Xbox Series S/X, PlayStation 4, PlayStation 5, Google Stadia e Nintendo Switch.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *