A Sony revelou números atualizados do PlayStation 5 em seu mais recente relatório fiscal. Segundo a companhia, o desempenho comercial do console next-gen segue forte – mesmo com a falta de suprimentos para a fabricação do produto – e o aparelho já chega a mais de 13,4 milhões de unidades vendidas.

Os números do PlayStation 5

Enquanto no primeiro trimestre de 2021 foram comercializadas 2,2 milhões de unidades do video game, os 3 meses seguintes elevaram esse patamar para cerca de 3,3 milhões de consoles.

A alta na venda do PlayStation 5 também foi acompanhada do crescimento da comercialização de jogos do ecossistema PlayStation, saltando de 63,6 milhões para 76,4 milhões de unidades de jogos de um trimestre para outro.

charles sims QHha7JOJYnw unsplash 2 1

Reprodução: Charles Sims on Unsplash

Mas nem tudo são flores. Mesmo com números positivos, a Sony anotou uma receita menor em comparação com o período passado. De acordo com o relatório fiscal da empresa, a queda nos lucros foi de cerca de US$ 29 milhões.

Percalços da Sony

Olhando o restante do documento fica mais fácil entender os motivos da mudança. Em primeiro lugar, boa parte das vendas de jogos no trimestre vieram de produções de parceiros, não de projetos dos estúdios internos da casa – com maior margem de ganho. Isso também explica a recente febre de compras da companhia japonesa.

Além disso, apesar de o PlayStation 5 ter estourado em vendas, seu irmão mais velho foi pelo caminho contrário: o PS4 vendeu “apenas” 200 mil unidades, um número que chegou a 500 mil no trimestre anterior.

krzysztof hepner NPnAEg3N fY unsplash 1

Reprodução: Krzysztof Hepner on Unsplash

Por fim, o próprio sucesso do PS5 no período foi custoso para a Sony. Literalmente. De acordo com o relatório da companhia, a flutuação no preço dos componentes do console fez com que parte das vendas acontecesse com lucros mínimos – ou até mesmo com perdas.

O futuro do video game parece ser mais positivo. Segundo a gigante japonesa, já foram garantidos suprimentos para que novas levas do console next-gen sejam fabricadas e cheguem a 22,6 milhões de unidades vendidas até março de 2022. A notícia pode ser ótima para quem esperava conseguir um PlayStation 5 neste próximo Natal.

Fonte: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *