Nesta quarta-feira (19), algumas operadoras dos Estados Unidos, como a AT&T e a Verizon, devem ativar novas redes 5G. Já os CEOs de empresas importantes relacionadas à aviação têm demonstrado sua preocupação com o uso da “banda C” – espectro de frequência que promete ainda melhore qualidade à rede de quinta geração.

De acordo com as companhias aéreas, o uso da “banda C” para conexões 5G pode interferir no funcionamento dos equipamentos de segurança que são utilizados nas aeronaves. Devido a isto ser um problema grave na visão das empresas, em uma carta enviada ao governo, que foi obtida pela Reuters, os CEOs afirmam que a menos que os seus grandes tráfego aéreo estejam “limpos ou liberados” para voo, os seus aviões continuarão em terra.

Algumas das empresas, inclusive, pediram à AT&T e a Verizon, que o serviço do 5G não seja oferecido a pelo menos 8 quilômetros de distância dos principais aeroportos.

5G interferência aviação

Imagem: Alevision Co / Unsplash

Reclamações das redes 5G não começaram agora

Ainda no mês de dezembro de 2021, as companhias aéreas já haviam expressado a sua preocupação com as redes 5G, que poderiam, por exemplo, causar erros de leitura em equipamentos utilizados para fazer a leitura de alturas e outras informações importantes para um voo.

Além disso, um estudo feito pela Airbus, que analisou o ano de 2019, mostrou que 345.000 passageiros e 5.400 voos para transporte de carga sofreram com atrasos e cancelamentos devido a problemas causados pela tecnologia.

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