As operadoras AT&T e Verizon decidiram atrasar a expansão do 5G nos Estados Unidos por uma preocupação de interferência da tecnologia com aeronaves. A princípio, quando surgiu o assunto, as empresas rejeitaram o pedido das autoridades de mais tempo para investigar a questão.

A previsão inicial era que as duas empresas lançariam seu serviço 5G de “banda C” nesta quarta-feira, dia 5 de janeiro. Agora, ambas concordaram em atender um pedido da Administração Federal de Aviação e do Departamento de Transporte para adiar a expansão por mais duas semanas.

Ilustração de conexão 5G

Expansão dos 5G nos EUA será atrasada por preocupação de interferência em aviões – Imagem: Rawpixel / Unsplash

O 5G “banda C” é um serviço potencialmente mais rápido. AT&T e Verizon adquiriram as novas frequências em leilão realizado em dezembro por quase US$ 70 bilhões.

Recentemente, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves alertaram que as novas frequências são muito próximas às utilizadas pelo altímetro dos aviões – sensor que fornece dados sobre a distância entre o avião e o solo. Possíveis interferências podem levar a pousos inseguros.

Apesar de falar em “prejuízo”, as operadoras já disseram às autoridades que estão abertas a uma pausa de até seis meses na implantação perto de alguns aeroportos.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *