A rede 5G começa a se popularizar e é cada vez mais realidade em diversos países. A quinta geração de banda larga móvel tem sido vista com bons olhos por diversas áreas. Entretanto, nesta semana, profissionais e empresas da área de aviação têm expressado preocupação com a tecnologia.

De acordo com uma apuração feita pela Bloomberg, oficiais estão preocupados que as redes 5G possam interferir em equipamentos utilizados para medir a altitude de aviões e helicópteros.

Assim, com a implementação da rede por parte da AT&T e Verizon nos Estados Unidos, companhias aéreas começaram a expressar sua preocupação com o assunto, mencionando que voos podem sofrer atrasos. Inclusive, a situação poderia se agravar em condições específicas, como no caso de estar nevando ou da visibilidade estar baixa.

Não somente isso, os erros de leituras causados pela interferência das conexões 5G poderiam até mesmo fazer com que aviões e helicópteros sejam impedidos de pousar.

Ilustração 5G

Imagem: Rawpixel

Executivos da Airbus reclamam do 5G

Um estudo feito pela Airbus e pela Boeing em conjunto com a Airlines For America analisando o ano de 2019, quando as conexões 5G começaram a ser implementadas, mostrou que 345.000 passageiros e 5.400 voos para transporte de carga sofreram com atrasos e cancelamentos devido a problemas causados pela tecnologia.

Apesar das críticas e reclamações feitas pelos profissionais da aviação, a CTIA teria afirmado que a tecnologia é segura e que os fatos têm sido distorcidos. Mesmo assim, vale notar que, em novembro, a AT&T e a Verizon decidiram adiar a implementação das redes 5G para implementar medidas que poderiam diminuir a interferência.

Via: Techradar

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *