A implementação de novas redes 5G nos Estados Unidos tem causado rebuliço no setor de aviação americano. Nesta quarta-feira (19), diversas companhias aéreas tiveram de cancelar voos marcados, uma vez que a frequência dos novos serviços de conexão pode afetar alguns instrumentos das aeronaves.

Segundo a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA), a “banda C” – espectro de frequência que promete melhorar a qualidade da rede 5G – pode interferir nos altímetros de radar usado em alguns aviões, causando alguns problemas de segurança. A interferência pode ser ainda mais latente em aeronaves Boeing 777.

Por conta disso, a Emirates, considerada a maior operadora mundial do Boeing 777, anunciou a suspensão de diversos voos a partir desta quarta. As viagens canceladas incluem destinos para as cidades americanas Boston, Chicago, Dallas-Fort Worth, Houston, Miami, Newark, Orlando, São Francisco e Seattle.

A China Airlines, por sua vez, reagendou alguns voos, enquanto a Korean Air Lines alterou aeronaves Boeing 777 e 747-8 de seis voos com destino aos EUA. Por falar em trocas, a Lufthansa está mudando do Boeing 747-8 para o 747-400. Air India, Singapore Airlines e Austrian Airlines também estão trocando suas aeronaves 777.

Mais 5G, menos segurança nos voos

A preocupação em torno dos novos sinais de 5G nos EUA já estava sendo discutido há algum tempo. Tanto que CEOs das companhias chegaram a enviar uma carta ao governo afirmando que seus aviões continuariam em terra a menos que os grandes tráfegos aéreos estivessem “limpos ou liberados” para voos.

As empresas de telecomunicações AT&T e Verizon até anunciaram que atrasariam voluntariamente as atualizações de antenas 5G próximas de alguns aeroportos. Mas isso não parece ter sido suficiente para que interrupções catastróficas nos horários de voos fossem concretizados por motivos de segurança.

Agora, operadoras de celular, agências federais, companhias aéreas e fabricantes de aviões se movimentam para chegar a um acordo sobre como o lançamento deve ser tratado. Enquanto isso, a FAA deve avaliar os efeitos da “banda C” do 5G no desempenhos dos altímetros das aeronaves.

E enquanto a análise não é divulgada, pode ser realmente difícil agendar voos para determinadas cidades dos EUA.

Via: The Verge

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