O título fala por si só. Nesta sexta-feira (12), a Sony celebra um ano desde que os exemplares do PS5 finalmente chegaram às mãos dos jogadores, em 12 de novembro de 2020. Em seu blog oficial, a companhia publicou um post de comemoração, agradecendo a comunidade e divulgado números interessantes.

Embora 365 dias seja um prazo relativamente curto — ainda mais em tempos de pandemia —, grandes avanços foram vistos para o PS5. Neste período, a Sony adquiriu grandes estúdios para fomentar suas criações, apresentou o novo sistema VR para o console next-gen e apresentou uma versão revisada do console.

Falando de games, grandes títulos foram anunciados (Ratchet & Clank: Rift Apart, Returnal e Deathloop) e os lançamentos foram reconhecidos pela própria rival Xbox. Isso sem contar na expectativa em torno dos próximos jogos, como God of War Ragnarok, Gran Turismo 7 e Horizon Forbidden West, todos do PlayStation Studios.

Números do PS5

Segundo os números divulgados no final do mês passado, as vendas do PS5 atingiram 13,4 milhões de unidades no mundo todo. Cerca de 3,3 milhões de consoles foram vendidos apenas no terceiro trimestre de 2021 — para efeitos comparativos, o PS4 vendeu apenas 200 mil consoles neste mesmo período.

A boa receptividade também é observada nos números dos jogadores. Os players do videogame next-gen acumularam coletivamente mais de 4,6 bilhões de horas nos jogos. Já os produtores de conteúdo transmitiram mais de 26 milhões de horas de conteúdo, o que de certa forma ajudou na disseminação da “palavra PlayStation”.

Foto do videogame PS5

Vendas do console foram importantes para que a Sony reportasse uma receita de US$ 5,68 bilhões – Imagem: Kerde Severin/Unsplash

Ao todo, foram lançados mais de 360 jogos para a plataforma e mais de 25 jogos de PS5 estão em desenvolvimento no PlayStation Studios. Dentre os dez títulos mais jogados — com base nas horas acumuladas — durante este primeiro ano, estão:

  • Fortnite
  • Call of Duty: Black Ops Cold War
  • FIFA 21
  • NBA 2K21
  • Assassin’s Creed Valhalla
  • Destiny 2
  • MLB The Show 21
  • Marvel’s Spider-Man: Miles Morales
  • Demon’s Souls
  • NBA 2K22

Desafios para o futuro

Mas se o presente representa resultados pra lá de positivos, o futuro aguarda grandes desafios. A crise dos chips tem sido uma grande “pedra no sapato” para a Sony (e para diversas companhias do mundo todo), o que tem limitado a produção do console e, consequentemente, seus estoques no mercado.

A ideia da fabricante japonesa era ter 16 milhões de consoles extras do PS5 disponíveis até março do ano que vem, mas tudo indica que esse número não deve passar mesmo dos 15 milhões. Na prática, o mercado deve receber um milhão de unidades a menos: uma péssima notícia para os jogadores.

Felizmente, a Sony afirma que está fazendo o possível para ampliar o envio de unidades para o mundo todo. Além disso, o desejo de trazer mais exclusivos para PC pode tornar os jogos ainda mais populares. Como consequência, a Sony pode reportar mais dinheiro no bolso e mais avanços para o seu novo “queridinho”.

Fonte: PlayStation

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *