Acredite se quiser: os preços das GPUs estão voltando a cair. Embora o segmento esteja sob diversas incertezas, as placas GeForce RTX Série 30 (Nvidia) e Radeon RX 6000 (AMD) apresentam leves baixas em seus preços desde dezembro do ano passado. Ainda assim, elas seguem custando bem mais do que deveriam.
GPUs de Nvidia e AMD um pouco mais baratas
De acordo com um levantamento feito pelo 3DCenter.org, as duas linhas de GPUs estão custando “apenas” 167% e 177% a mais do que o preço sugerido pelas fabricantes. Claro, isso está longe de ser o ideal, mas não chega perto das altas robustas vistas principalmente em maio de 2021.

Imagem: Divulgação/3DCenter.org
Vale lembrar que essa baixa de preços provavelmente não foi afetada pelo crash das criptomoedas. Na semana passada, o mercado de moedas digitais perdeu mais de US$ 500 bilhões em capitalização, por motivos como aumento da taxa de juros do Fed, a correlação do bitcoin com Wall Street e uma proposta de proibição geral de cripto do banco central russo.
Combinado com a atualização da rede de blockchain Ethereum — que reduzirá os lucros de mineração por GPUs —, é possível que os preços de placas de vídeo possam cair ainda mais nas próximas semanas. Mas isso apenas no papel, uma vez que existem diversos “poréns” neste processo.
Comentários