A “novela” envolvendo a compra da Arm pela Nvidia pode estar próxima de seus capítulos finais — e sem um “final feliz”. Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, a fabricante de GPUs estaria se preparando para desistir da aquisição anunciada em 2020, devido aos entraves de órgãos reguladores internacionais.

Entenda o caso

Para quem não está a par da situação, a gigante Nvidia anunciou um acordo de compra da Arm, uma das maiores designers de chips de silício do mundo, por US$ 40 bilhões em setembro de 2020. O negócio, no entanto, seguiu para análise de órgãos reguladores para que a transação fosse concluída.

Logo da empresa Arm, que pode ser adquirida pela Nvidia

Arm é considerada uma das designers de chips mais importantes do mundo – Imagem: Divulgação/Arm

Mas mesmo com as promessas da Nvidia de que o negócio poderia fomentar o segmento tecnológico, o mercado e as rivais temem que a aquisição possa ser prejudicial ao mercado, potencializando um possível caso de monopólio e interferindo nas atuais relações da Arm com seus demais clientes.

Por conta disso, a transação vem “se arrastando” por mais de um ano. Isso porque Reino Unido e EUA decidiram abrir investigações sobre a aquisição. Inclusive, o Federal Trade Commission (FTC) americano abriu um processo para que a transação seja barrada, o que pode estender ainda mais uma conclusão sobre a compra.

Existe também o “peso China”. Em 2018, o país se opôs à proposta de aquisição da Qualcomm pela NXP Semiconductors por US$ 44 bilhões e há quem diga que se a compra da Arm não fosse barrada por órgãos reguladores ocidentais, certamente seria bloqueada no território asiático.

Nvidia pode desistir da transação

Diante desses fatores, fontes ouvidas pela Bloomberg informaram que a fabricante de GPUs pode estar se preparando para “jogar a toalha” e desistir da aquisição. Inclusive, a Arm pode estar planejando uma abertura de capital (IPO) para angariar fundos caso a operação com a Nvidia, de fato, seja barrada.

Mas se nos bastidores as informações são de desistência, na imprensa, o posicionamento é de otimismo. Ao portal gringo, o SoftBank, atual proprietário da Arm, afirmou que a companhia continua esperançosa de que a transação seja aprovada.

Já um porta-voz da Nvidia disse que a empresa continua “mantendo as opiniões expressas em detalhes nos últimos registros regulatórios — que esta transação oferece uma oportunidade para acelerar a Arm e aumentar a concorrência e a inovação”.

Se as informações das fontes se concretizarem, é possível que o anúncio de desistência seja divulgado muito em breve. Caso contrário, a negociação pode se estender por longos meses (ou até anos), e sem a certeza de que a compra será aprovada.

Via: Engadget

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments