Imagem: Christian Wiediger/Unsplash

Se a AMD anunciou seu novo recurso Radeon Super Resolution (RDR) durante a CES 2022, a Nvidia foi rápida na resposta. Na última terça-feira (11), a fabricante apresentou a tecnologia Deep Learning Dynamic Super Resolution (DLDSR), que promete melhorar a qualidade da imagem e acelerar o desempenho de suas GPUs RTX.

O DLDSR é basicamente uma tecnologia de downscalling baseada em IA que será integrada ao driver Game Ready da Nvidia já na próxima sexta-feira (14). Tido como uma otimização do Dynamic Super Resolution (DSR), ele renderiza jogos em uma resolução mais alta e reduz as imagens para uma resolução mais baixa.

Na prática, esse método de resolução melhora a qualidade da imagem, aprimorando os detalhes, suavizando as bordas e reduzindo o brilho. Isso porque a rede de IA utilizada requer menos pixels de entrada, o que torna as imagens comparáveis à do DSR 4X, mas com um desempenho relativamente superior.

No exemplo mostrado do jogo Prey é possível ver como a tecnologia DSR 4X já traz ganhos significativos ao renderizar a imagem em 4K e convertê-la para uma resolução 1080p. O DLDSR 2.25X segue a mesma lógica, mas consegue otimizar a performance do jogo, que chega a ganhar alguns FPS a mais.

Tecnologia DLDSR da Nvidia

Imagem: Divulgação/Nvidia

A boa notícia é que, segundo a própria Nvidia, a novidade funcionará na maioria dos jogos rodando em placas de vídeo GeForce RTX. Quem quiser testar o recurso deverá instalar o novo driver da fabricante e, a partir do dia 14 de janeiro, abrir o Nvidia Control Panel e selecionar a opção DLDSR no gerenciamento de configurações 3D.

Tecnologia DLDSR da Nvidia

Imagem: Divulgação/Nvidia

Outras novidades da Nvidia

Além disso, a fabricante de GPUs anunciou um novo trabalho em conjunto com a Pascal Glicher para o lançamento de três filtros Freestyle avançados e baseados em profundidade:

  • Screen Space Ray Traced Global Illumination (SSRTGI): também conhecido como “Ray Tracing ReShade Filter”, o filtro aprimora a iluminação e sombras para maior sensação de profundidade e realismo;
  • Screen Space Ambient Occlusion (SSAO): enfatiza a aparência de sombras perto das interseções de objetos 3D, especialmente em ambientes com pouca luz;
  • Depth of Field (Dynamic DOF): aplica desfoque (estilo bokeh) com base na proximidade de objetos dentro da cena, proporcionando uma sensação de suspense mais cinematográfica.

Vale frisar que os filtros serão acessíveis por meio do comando Alt+F3 quando a sobreposição in-game do GeForce Experience estiver habilitada no menu de configurações do aplicativo. Eles também poderão ser combinados com o DLDSR para experiências ainda mais especiais.

Fonte: Nvidia

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.