Na semana passada, a União Europeia decidiu que todos os smartphones vendidos no bloco econômico deverão contar obrigatoriamente com porta de conexão USB-C – algo que afeta diretamente algumas fabricantes, como a Apple.

Agora, seguindo o exemplo da Europa, um grupo de Democratas do Senado dos EUA solicitou ao Departamento de Comércio dos EUA que vá pelo mesmo caminho.

Na última quinta-feira (16), a secretária de Comércio do país, Gina Raimondo, recebeu uma carta do senador Ed Markey – assinada em conjunto com os senadores Elizabeth Warren e Bernie Sanders – exigindo que uma estratégia fosse desenvolvida e obrigasse as fabricantes de smartphone a colocar uma porta de carregamento comum em todos os dispositivos móveis comercializados no país.

Padrão USB-C será obrigatório na União Europeia

Imagem: Marcus Urbens/Unsplash

“A União Europeia agiu sabiamente ao usar o interesse público e enfrentar poderosas empresas de tecnologia sobre essa questão ambiental e de consumo. Os Estados Unidos deveriam fazer o mesmo”, descrevem na carta.

Em defesa da requisição, eles citaram que as portas de carregamento proprietárias, como as usadas pela Apple, geram uma quantidade desnecessária de lixo eletrônico, além de aumentar os encargos financeiros aos consumidores caso troquem de aparelho.

No entanto, ao contrário da União Europeia, os senadores não pedem a implementação do USB-C como padrão universal, mas sim uma “estratégia abrangente”, o que deixa espaço para que um padrão próprio possa ser desenvolvido.

Essa ideia faz com que os EUA se distanciem da União Europeia nessa questão. Isso porque, segundo os críticos, exigir o padrão USB-C faria com que a inovação fosse sufocada, o que, de certa forma, inibiria os fabricantes de smartphones a avançar em carregamentos mais rápidos no futuro.

Via: The Verge

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments