Com a união de comida e tecnologia, a Yo! Egg quer servir um ovo frito com gema escorrendo baseado em plantas nos restaurantes dos EUA. O produto é feito de soja, óleo de girassol, água e farinha e tem a vantagem de ser zero colesterol.

A empresa de tecnologia do setor alimentício já vende o item em Israel e está em expansão para outros países. A alimentação baseada em plantas, plant-based, é um mercado internacional de US$ 800 milhões globalmente e a empresa é a “primeira do mundo a ter ovo frito e poché baseado em plantas”, de acordo com o CEO Eran Groner ao TechCrunch.

A novidade é uma alternativa a outros substitutos de ovo baseados em plantas, que costumam ser em pó ou líquidos. O ovo poché, o ovo frito em água quente, é outra variação da apresentação do Yo! Egg e também escorre um conteúdo amarelo da gema.

A empresa israelense foi fundada por Groner em 2019 e a experiência do fundador com food techs, o mercado de tecnologia para o setor alimentício, tem mais de 20 anos. A ideia é apresentar uma alternativa mais sustentável e saudável para a alimentação. Para produzir um ovo, de acordo com a empresa, são necessários 200 litros de água. Além disso, o produto vegetal é mais saudável pois haveria uma redução das doenças associadas ao consumo de aves, diz o CEO.

Além de Groner, a empresa tem como fundadores Yosefa Ben Cohen, uma chef vegana que trabalha com restaurantes, e Nisim Ben Cohen, que tem experiência em manufatura em escala. Em Israel, o produto da Yo! Egg é servido em uma cadeia de restaurantes de café-da-manhã, a Benedict, que antes servia uma grande quantidade de produtos de galinha.

Ovo frito com gema escorrendo feito de plantas será servido nos EUA

Ovo poché feito de plantas – (Imagem: Yo! Egg)

Google e Facebook contatados para investir em ovo de plantas

A Yo! Egg escolheu servir o produto primeiro em um restaurante tradicional em vez de um vegano para testar seu alcance de mercado, afirmou Groner. “Agora estamos em contato com grandes empresas de tecnologia, como Google e Facebook e alguns hotéis e outras empresas da área alimentícia”, completou o CEO.

Com US$ 5 milhões em capital de investimento inicial, a empresa irá mostrar seus produtos na exposição da Associação Nacional de Restaurantes dos EUA em Chicago na próxima semana.

Após o evento, os produtos Yo! Egg devem estar disponíveis em restaurantes em Los Angeles até o fim de 2022, declarou o CEO. A empresa pretende ainda expandir a linha de produtos para ofertar ovos cozidos, mexidos e substitutos para cozinhar.

Desde sua criação, a empresa cresceu de 3 funcionários em tempo integral para 10. O maior desafio foi criar maquinário que pudesse produzir o item. Depois de vários testes, a empresa está produzindo 6.000 produtos por dia, mas pretende estrear um novo protótipo que produzirá 50.000 por dia.

“Queremos ser a maior empresa de ovos do mundo que não usa galinhas”, disse o CEO. As empresas NFX, Stray Dog Capital, Surround Ventures e Secret Chord Ventures foram as primeiras a investir na Yo! Egg. O sócio da Stray Dog, Jonny Ream, afirmou que “depois que provamos o produto da Yo! Egg, sabíamos que essa empresa poderia mudar o mundo”.

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