Pesquisadores, com instituições como a UFMG, realizam um mapeamento do futuro. A ideia é construir os cenários das ciências e tecnologias do Brasil em 2040, seus desdobramentos e impactos. Para isso, os brasileiros são convidados a soltar a imaginação e contar sua história sobre o futuro em 2040 online.

Até o dia 17 de janeiro, o projeto recebe histórias. Tudo o que for recebido será dividido em cenários e vira oportunidade para conversas com especialistas e mais pesquisas sobre o futuro.

“Com a velocidade das mudanças atuais, é quase impossível ter uma previsão do futuro”, conta Ricado Ferrer, da Chie, outra organização participante do projeto. “Já quando usamos cenários possíveis, abarcamos incertezas e vemos possibilidades”.

O estudo busca ter a contribuição da sociedade em geral. O projeto foi lançado em dezembro com um evento online. Terá ainda um workshop com cerca de 30 convidados de várias instituições, regiões, idades, formações e etnias para construção dos cenários, ainda de acordo com Ferrer. Até o final do primeiro trimestre, um documento com narrativas poderá ser publicado.

Conte sua história online. Saiba mais sobre o projeto com a UFMG.

Mecanismo para a construção de cenários de futuro

Cada pessoa pode contar quantas histórias quiser sobre o Brasil em 2040. As histórias serão mapeadas com ajuda do software Sensemaker. A ferramenta é uma abordagem de pesquisa online para apoiar decisões em ambientes de alta complexidade. A metodologia busca reconhecer as incertezas, para o enfrentamento de condições diversas.

Os objetivos são fornecer elementos para entender as diversas partes que compõem o campo da ciência e tecnologia; criar um ambiente favorável para a colaboração e tomada conjunta de decisões; colher perspectivas plurais e dialogar sobre os futuros.

O projeto é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT – UFMG) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), em parceria com a Chie Integrates. Participam Alfredo Gontijo de Oliveira, Dilian Caiafa, Thaís Simões, Patricia Franca-Huchet, Martín Gomez Ravetti, Maria Fernanda Salcedo Repolês, Marco Balthazar, Marcelo Cardoso, Jacques Fux, Gisele Milagres e Ricardo Ferrer.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *