Não é novidade que a Netflix está perdendo assinantes — de janeiro a março deste ano foram 200 mil e a expectativa para este segundo trimestre ultrapassa a casa dos 2 milhões. Mas um novo levantamento revela que um “grupo” está crescendo dentre os cancelamentos: os usuários de longa data.

Segundo uma pesquisa feita pela Antenna e encomendada pelo The Information, os assinantes da plataforma há mais de três anos representaram 13% dos 3,6 milhões de cancelamentos gerais do primeiro trimestre de 2022. Nos últimos três meses do ano passado, o grupo correspondia a uma fatia de 6%.

Dados Netflix

Imagem: Reprodução/The Information

O dado é explicado pelo foco da Netflix de evitar a saída de usuários mais recentes. No segundo trimestre de 2021, assinantes com menos de um ano no serviço representavam 70% dos cancelamentos. Felizmente para a plataforma, essa porcentagem de recém-chegados caiu para 60%.

O problema é que a atenção para reduzir este índice pode ter diminuído a preocupação com as perdas de assinantes de longa data. É bem verdade que as porcentagens ainda estão distantes umas das outras, mas se o serviço está perdendo mais usuários do que está ganhando, uma boa estratégia seria, primeiramente, evitar a saída dos mais veteranos.

Estratégia da Netflix

Mas a Netflix tem pecado nisso. Além da constante rotação do catálogo, a plataforma anunciou em janeiro deste ano seu primeiro aumento de assinatura em dois anos. Só por isso, o serviço de streaming perdeu cerca de 600 mil assinantes apenas nos EUA e Canadá.

Para piorar a já complicada situação, a empresa está estudando o fim do compartilhamento de contas. Usuários da mesma casa até poderão usar uma única assinatura de forma conjunta, mas será necessário uma taxa extra para usuários de outras residências. E isso certamente afetará quem já se acostumou com a prática.

A companhia até estuda um plano mais acessível para usuários que adicionará anúncios no meio da programação. Mas é incerto se isso, de fato, vai trazer um número significativo de novos assinantes. Ou se vai evitar prejuízos ainda piores neste 2º semestre. E se vai frear a saída de usuários mais antigos.

Via: The Verge

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