Imagem: reprodução/ETA Prime

O Steam Deck é o PC portátil da Valve, sendo uma das sensações do momento devido a deixar os jogadores rodarem inúmeros jogos em praticamente qualquer lugar. Já um de seus felizardos donos acaba de dar mais potência ao portátil.

O youtuber ETA Prime, conhecido por testar PCs de todos tipos e outros hardwares, mostrou como é o desempenho do Steam Deck ao ter uma placa de vídeo externa, a RX 6900 XT, conectada.

Como esperado, o desempenho do portátil realmente foi melhorado e títulos, como GTA IV e The Witcher 3, foram executados na resolução 4K com uma taxa de quadros satisfatória, acima da casa dos 60 FPS. Entretanto, títulos mais recentes, como Cyberpunk 2077 e Elden Ring, só foram executados de forma jogável com a resolução Full HD, ainda sofrendo para atingir os almejados 60 FPS em determinados momentos.

Steam Deck teve placa conectada por slot M.2

Devido ao SteamDeck não suportar ThunderBolt, a RX 6900 XT precisou ser conectada ao slot M.2, ainda com a ajuda de um adaptador para poder ter acesso a um slot PCI Express. Em relação a software, o ETA Prime precisou usar o Windows 11, que tem alguns bugs de drivers para o PC portátil da Valve.

Steam Deck com acessorios e placas de video externas

Imagem: reprodução/ETA Prime

Por conta da placa de vídeo ter sido conectada através do slot M.2, a sua performance acabou sendo prejudicada, lembrando que a RX 6900 XT é capaz de rodar qualquer título atual com resolução 4K e outros recursos. Não somente isso, vale notar que uma fonte de 750 W foi utilizada para poder alimentar a placa de vídeo.

Em seus testes, ETA Prime até chegou a conectar uma RTX 3080 e uma RTX 3090 ao Steam Deck, mas ambas placas não funcionaram da forma devida com o PC portátil da Valve.

Via: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.