A Atlus acertou bastante com a história da campanha principal de Persona 5 Tactica, isto é um fato. Dito isso, a expectativa para experimentar o conteúdo extra “Pacote de Desafios Repinte seu Coração” era grande, principalmente porque o DLC traz de volta duas figuras extremamente queridas pelos fãs de Persona 5 Royal.

Isso porque, além do líder dos Phantom Thieves of Hearts conhecido como Joker, o trio de protagonistas do DLC é completado pelo detetive prodígio Goro Akechi (codinome Crow) e pela misteriosa ginasta Kasumi Yoshizawa (codinome Violet). Infelizmente, o retorno destes dois últimos personagens não foi o suficiente para fazer do conteúdo extra uma experiência memorável como o jogo base.

A história de “Repinte seu Coração”, DLC de Persona 5 Tactica

A trama do conteúdo extra é completamente independente da campanha principal e, caso você queira, pode jogar o DLC antes mesmo do jogo base. A narrativa começa quando Joker é convocado por Yoshizawa para averiguar um grafite. A arte chama a atenção da ginasta porque é uma representação do principal Persona do líder dos Phantom Thieves: Arsène

No local, Joker e Yoshizawa encontram Akechi, que está investigando Guernica, a suposta artista por trás deste e de outros grafites que estão chamando a atenção da população, e são vistos como atos de vandalismo pela polícia local. 

Imagem do Pacote de Desafios Repinte seu Coração, DLC de Persona 5 Tactica

Imagem: Atlus/Reprodução

Ao tocar a parede com a arte de Arsène, porém, o trio é transportado para uma realidade conhecida como The Streets — cujas regras funcionam de maneira similar aos Kingdoms de Persona 5 Tactica e aos Palaces do jogo original (Persona 5 / Persona 5 Royal); e descobrem que Guernica é a governante do lugar. 

A artista está extremamente enfurecida e desconta sua raiva em todos os moradores locais. Porém, quando o trio conhece a fugitiva Luca, compreendem que Guernica ainda pode ser salva e decidem ajudá-la, além de investigar o que está causando a ira da grafiteira — e porque a papagaia falante Jerri está tentando controlá-la.

O que “Repinte seu Coração” tem de diferente da campanha principal?

Imagem do Pacote de Desafios Repinte seu Coração, DLC de Persona 5 Tactica

Imagem: Atlus/Reprodução

Diferente do jogo base que conta com 52 missões e 10 desafios, o DLC oferece apenas 14 missões e mais 5 desafios que são desbloqueados após a conclusão da história. Isso significa que a duração do conteúdo extra é menor, variando entre 3 a 5 horas no máximo.

A aventura aqui é também mais direto ao ponto e alguns recursos como os sub-Personas (que podem ser equipados e agregam habilidades extras) e as armas de fogo (que são compradas conforme a história progride) são diretamente dados aos personagens sem as burocracias do jogo base.

Imagem do Pacote de Desafios Repinte seu Coração, DLC de Persona 5 Tactica

Imagem: Atlus/Reprodução

A campanha de “Repinte seu Coração” também não possui acesso à Velvet Room, então não é possível realizar fusões para desbloquear mais Personas. Além disso, a quantidade de Group Points (GPs) dada aos personagens após as missões é absurdamente alta, mas infelizmente, o modo Replay (que permite rejogar as missões) não está disponível.

Por último, mas não menos importante, aqui os personagens controláveis são apenas três: Joker, Crow e Violet, conforme mencionado anteriormente. Enquanto no jogo base você pode personalizar sua formação da maneira que quiser, no DLC, isso não é possível, já que o trio querido de Persona 5 Royal é a única opção jogável.

Em termos de mecânicas em lutas, “Repinte seu Coração” possui apenas uma diferença: no campo de batalha, os inimigos e suas cores causam efeitos diversos. Os oponentes são sempre representados por uma tinta roxa que se espalha pelo chão quando eles atacam os protagonistas; e monstros mais fortes conseguem colorir o chão conforme caminham também. Já os heróis são representados pelo azul claro.

Tanto os protagonistas quanto os inimigos são afetados pela cor adversária. Por exemplo, caso os Phantom Thieves estejam pisando em um território coberto de tinta roxa, eles não conseguem realizar nenhuma ação de ataque ou executar habilidades. Tudo o que resta é se mover para um quadrante pintado de azul — e se forem atacados, recebem dano crítico.

Imagem do Pacote de Desafios Repinte seu Coração, DLC de Persona 5 Tactica

Imagem: Atlus/Reprodução

O mesmo se aplica aos oponentes: se eles estiverem sobre pisos coloridos de azul, não podem fazer nada e ficam afetados pelo status de medo, o que significa que ao atacá-los, os protagonistas causam dano crítico também. A principal estratégia aqui é colorir o máximo possível do cenário com a cor que representa os heróis, a fim de manter vantagem.

Felizmente, todos os campos de batalha do DLC são repletos de latões de tinta que explodem e colorem a área ao redor com a tinta correspondente à do personagem que atacou. Os inimigos, por sua vez, são os mesmos da campanha principal, mas com skins diferentes.

O DLC de Persona 5 Tactica vale a pena?

Imagem do Pacote de Desafios Repinte seu Coração, DLC de Persona 5 Tactica

Imagem: Atlus/Reprodução

“Repinte seu Coração” é ainda mais fácil de zerar do que a campanha principal de Persona 5 Tactica. E embora sua trama aborde de maneira muito interessante o tema desigualdade econômica e social, a história carece de uma duração maior, o que faz do conteúdo extra pouco memorável em termos de narrativa.

Infelizmente, também não existem interações entre Joker, Crow e Violet com os demais Phantom Thieves of Hearts, já que o enredo do DLC é fechado e independente — e ao mesmo tempo, complementar, pois é possível considerá-lo como uma espécie de prólogo de Persona 5 Tactica.

Imagem do Pacote de Desafios Repinte seu Coração, DLC de Persona 5 Tactica

Imagem: Atlus/Reprodução

Crow e Violet, inclusive, se tornam jogáveis no jogo base após o término do DLC, só que continuam sem interação nenhuma com os demais protagonistas, servindo apenas como personagens extras que podem ser usados em batalhas e nada mais.

Por outro lado, a trilha sonora brilha em “Repinte seu Coração”. Mesmo com poucas faixas inéditas, nesse quesito, o DLC se destaca, especialmente por meio de seu tema principal, “The Night We Stood”, cuja letra reflete não apenas os backgrounds de Guernica e Luca, como também do próprio trio de protagonistas (Joker, Crow e Violet).

Com todas essas ponderações, será que o DLC vale à pena? A resposta curta é: talvez, quando estiver em promoção. “Repinte seu Coração” é um conteúdo extra que mata a saudade de quem sentiu falta de Crow e Violet na campanha principal de Persona 5 Tactica, mas não dura e não inova o suficiente para cativar.

Mas se você estiver com muita saudade de Joker, Akechi e Kasumi interagindo dentro e fora do campo de batalha, “Repinte seu Coração” conta com fanservice o suficiente para lidar com esse sentimento.

Imagem do Pacote de Desafios Repinte seu Coração, DLC de Persona 5 Tactica

Imagem: Atlus/Reprodução

O DLC “Pacote de Desafios Repinte seu Coração” está disponível para PC (via Steam), Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox Series X|S e PlayStation 5, e requer o jogo base Persona 5 Tactica. O conteúdo extra foi analisado no Nintendo Switch por meio de uma cópia cedida pela Atlus.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments