Após o hiato de alguns anos, felizmente, a franquia Forza Motorsport está de volta com um novo jogo para PC e Xbox Series X/S. O jogo, o primeiro da franquia para a atual geração de consoles da Microsoft, promete trazer toda a intensidade de sempre na pista com corridas de tirar o fôlego.

O TecMasters recebeu uma cópia de Forza Motorsport e, após acelerar muito e tirar uma lasquinha aqui ou ali de alguns carros, conta o que achou. Confira!

Direto ao assunto com qualidade e sem novidades

O Forza Motorsport, diferentemente do que alguns outros jogos de corrida têm tentado, não tenta fazer com que o jogador faça parte de uma história. O jogo, em seu modo carreira, simplesmente nos apresenta a Copa dos Construtores, uma espécie de torneio principal que reúne diferentes copas pequenas com, geralmente, quatro ou cinco corridas cada.

O seu funcionamento é bem simples e me agradou bastante. Basicamente, nós não somos obrigados a ganhar todas corridas, mas a ganhar os torneios para poder desbloquear novas copas. É verdade que isso tira um pouco da liberdade do que podemos jogar no começo, mas não chega a ser um contra.

Forza Motorsport - Copa dos Construtores

Imagem: reprodução/TecMasters

Dessa forma, no total, temos 20 copas para serem disputadas, um número que, honestamente, eu gostaria que fosse maior. Ainda assim, para fechar todas as copas é necessário dedicar algumas dezenas de horas.

Além do modo Copa de Construtores, ainda existem as copas do modo “Em Destaque”. Aqui, a seleção de carros é um pouco diferente, uma vez que é possível pilotar protótipos e carros realmente dedicados à corrida, não aqueles que encontramos nas ruas.

Comparado ao Forza Motorsport 7, eu senti que a escolha de carros aqui está um pouco melhor para cada copa. Entretanto, apesar do modo “Em Destaque” ajudar, eu não pude deixar de sentir a ausência, por exemplo, da copa com caminhões, que era extremamente divertida de se disputar no jogo anterior da franquia.

Não somente isso, algumas corridas diferentes a mais também fariam boas adições. Por exemplo, temos a corrida em que podemos selecionar apenas dois carros da fabricante Mazda. Isso pode até ser bacana, mas deveria ter para outras fabricantes e espero que isso venha com atualizações, que já foram confirmadas ao menos para trazer novas copas e eventos.

Além do modo carreira, o Forza Motorsport permite a criação de corridas personalizadas e a chamada Rivais, que nada mais é do que corridas contra o tempo de outros jogadores. Esse último modo, claro, faz com que mais algumas horas sejam dedicadas para deixarmos nosso tempo registrado e é muito bem vindo.

Seleção de carros decente e melhor ainda de pistas

O Forza Motorsport conta com uma seleção de aproximadamente 500 carros. Como mencionado acima, infelizmente, poucos são diferentões, mas isso não significa que seu acervo deixe a desejar. Como mostra a imagem abaixo, o seu acervo inclui carros tanto modernos quanto mais clássicos.

Forza Motorsport - Catálogo de carros

Imagem: reprodução/TecMasters

O jogo da Turn 10 Studios traz uma vasta variedade de carros para serem comprados. Outro ponto positivo a ser ressaltado é que, apesar de alguns packs existirem, as microtransações passam longe do jogo.

Todos os carros de Forza Motorsport podem ser adquiridos com dinheiro obtido dentro do jogo, sendo que o seu valor sequer exige um grind muito alto. Ou seja, nessa parte aqui não tenho nada a reclamar. Por sua vez, quem quiser avançar um pouco mais rápido pode comprar pacotes de carros, mas isso é completamente opcional.

Forza Motorsport - venda de pacotes

Imagem: reprodução/TecMasters

Em relação a pistas, o Forza Motorsport traz apenas 20 circuitos, sendo que este número eu considero baixo. Um exemplo mesmo pelo qual acredito nisso é que, até mesmo ao disputar as primeiras copas, alguns circuitos já se repetem. Eu não vejo a repetição como algo ruim, mas ver isto em um curto espaço de tempo é um problema, ainda mais quando não há um grande número de copas para serem disputadas.

Apesar da crítica em relação a quantidade de pistas disponíveis, o elogio fica por conta da seleção que foi feita. Todos os circuitos parecem ter sido escolhidos com muita cautela, uma vez que se apresentam bem divertidos, sendo que clássicos como Suzuka, Indianapolis, Laguna Seca e Nürburgring marcam presença.

Este número de aproximadamente 500 carros e 20 pistas, vale lembrar que é válido apenas para o lançamento do jogo. Assim como fez para Copas, a Turn 10 Studios já confirmou em seu site que a lista de carros e pistas aumentará com o tempo e, o melhor, de forma gratuita.

Sistema de progressão interessante, mas não dos melhores

Um dos grandes pontos apontados pela Turn 10 Studios como o destaque de Forza Motorsport foi para o nível do carro. Basicamente esta seria a forma de upgrade nova, que até se mostra interessante, mas pouco prática ou divertida.

Ao dirigir durante os treinos e ao realizar corridas, o jogo te recompensa de forma automática com níveis para o seu carro. Esses níveis são obtidos, por exemplo, ao seguir o traçado correto, fazer uma boa volta ou até mesmo uma ultrapassagem.

Uma vez que o carro sobe de nível, ao fim da corrida, você é recompensado com novos itens que podem ser equipados em seu carro. Esses itens geralmente tem um nome genérico e dependem de uma moeda chamada CP, obtida também durante as corridas.

Forza Motorsport - sistema de upgrades

Imagem: reprodução/TecMasters

Enquanto a interface é bem autoexplicativa e tudo fica bem separado e claro, o fato dos itens serem liberados apenas para aquele carro utilizado na copa se mostra um pouco chato. Por exemplo, se você quiser começar a mesma copa com um carro diferente, novamente você começará com um carro fraco.

Não apenas isso, até mesmo caso você queira comprar um carro para tentar um bom tempo em uma pista, você precisará passar um bom tempo pilotando-o antes do mesmo ter sua potência máxima. Dessa forma, caso créditos estejam sobrando, você apenas poderá gastá-los mesmo com novos carros.

Por falar em créditos, algo interessante no Forza Motorsport fica na questão de quanto maior a dificuldade aplicada maior é a recompensa. Isso não apenas para questões referentes a jogabilidade, mas também para a posição em que você define onde será dada a largada.

Gráficos bonitos, mas inconsistentes

Assim como acontece com qualquer franquia que entra na geração atual, a maioria dos jogadores espera por gráficos incríveis. O Forza Motorsport não faz feio nesse quesito, mas também faz apenas o suficiente para “passar de ano”.

Forza Motorsport - gráficos

Imagem: reprodução/TecMasters

As pistas do Forza Motorsport são repletas de detalhes e até mesmo parar para observá-las pode valer a pena. O time da Turn 10 Studios teve realmente bastante cautela para fazer com que cada trecho famoso de suas pistas seja facilmente reconhecido.

Em alguns carros, falaremos disto logo a seguir, os cockpits também se mostram bonitos. Inclusive, o Forza Motorsport tem duas visões apenas do cockpit, além de outras que permitem ver o carro de fora. Já a melhor parte é que, além disso tudo, a distância do que você vê pode ser completamente configurada.

Forza Motorsport - gráficos (2)

Imagem: reprodução/TecMasters

Alguns efeitos como a chuva também ajudam a deixar o visual um pouco mais cinematográfico e realmente ajudam na imersão. Mesmo com todos esses elogios, algumas texturas do jogo não são das mais bonitas em comparação ao que já vimos recentemente.

Forza Motorsport - gráficos (3)

Imagem: reprodução/TecMasters

Esse defeito pode ser notado nas pistas e, principalmente, nos cockpits dos carros em que alguns apetrechos simplesmente possuem texturas lavadas e que sequer são realistas. Não apenas isso, alguns carros tem até um visual escuro no cockpit que dificulta ver o que está lá dentro.

De toda forma, justiça seja feita, como dito no título, isso é inconsistente. Enquanto alguns veículos e pistas estão mais bonitos, outros parecem ter sido apenas reaproveitados a partir de edições anteriores do jogo.

Forza Motorsport - gráficos (4)

Imagem: reprodução/TecMasters

O problema das texturas, inclusive, pode ser notado no modo para tirar fotografias dos carros. Até mesmo por lá, em que tudo deveria estar com gráficos melhores, é possível notar adesivos e até mesmo partes com serrilhados, texturas e reflexos que não acompanham o resto da qualidade do jogo.

Forza Motorsport - gráficos (5)

Imagem: reprodução/TecMasters

No caso da imagem acima, por exemplo, ficou bem difícil ver o que estava dentro do carro devido a falta de uma iluminação apropriada. Esse defeito, claro, não afeta o jogo em si, mas pode ser um contra para quem gosta de ficar explorando os detalhes de cada carro e tirar várias fotos.

Forza Motorsport traz jogabilidade deliciosa

O Forza Motorsport pode ser enquadrado como um jogo de corrida do gênero Simcade, aqueles que misturam um pouco de simulação com arcade. Dessa forma, o jogo não chega a ser tão realista quanto alguns simuladores consagrados como Automobilista e Assetto Corsa, mas está longe de ser irrealista.

A sua jogabilidade é realmente excelente e demorei poucos minutos para ficar realmente viciado na mesma. O grande motivo para isso, ao menos para mim, fica no fato de sua física não parecer tão pesada, nem mesmo punitiva, quanto em seu grande rival, aquele do outro console. Além disso, o jogo conta com a função retroceder para voltar no passado e corrigir um erro.

Mais um ponto que deixa a jogabilidade fácil é que o ponto para frenagem do carro também não pune tanto, assim como movimentos bruscos no analógico não farão o carro rodar de imediato. Essa descrição pode até fazer com que a jogabilidade soe fácil, mas também não é bem assim.

Cada carro de Forza Motorsport apresenta um comportamento diferente, como o esperado. Por exemplo, enquanto um Mazda MX 5 e um Toyota Supra são mais comportados, o icônico Ford Sierra Cosworth, que adoro de longa data, se mostrou bem arisco.

Forza Motorsport - Toyota Supra

Imagem: reprodução/TecMasters

E, ao menos para mim, essa é uma das grandes graças do jogo, uma vez que a cada volta que eu dava, mais e mais estava empenhado em diminuir o meu tempo. Assim como outros jogos do gênero, o Forza Motorsport permite que assistências sejam ligadas ou desabilitadas de acordo com a preferência do jogador.

Eu, pessoalmente, sempre prefiro jogar com as assistências desabilitadas, sendo que no Forza Motorsport joguei tanto no controle quanto com um volante G29 da Logitech desta forma. A grande verdade é que, quem está acostumado a simuladores e outros jogos simcade, precisará de poucos minutos ou horas para entender como a física funciona e começar a obter tempos melhores.

Mesmo com todos esses elogios, existe um ponto referente a jogabilidade que não é perfeito, sendo que estamos falando de sua Inteligência Artificial.

Nos meus testes, jogando a maioria das corridas no nível 5, sendo que o mesmo vai até 8, alguns começos pareciam um verdadeiro passeio no parque. Com isso, quero dizer que os carros praticamente abriam o caminho para que eu pudesse ultrapassá-los sem oferecer qualquer tipo de dificuldade ou resistência.

Forza Motorsport - opções de dificuldade

Imagem: reprodução/TecMasters

Por outro lado, em curvas, o Forza Motorsport prova que evolui bem pouco quando comparado ao seu antecessor. Infelizmente, isso quer dizer que os carros que estão vindo com você vão bater no seu carro sem dó nem piedade, às vezes fazendo a gente se perguntar se as regras de uma corrida limpa realmente existem.

E, apesar do “passeio no parque” dito acima, caso isso não aconteça, os três primeiros colocados parecem estar muito à sua frente e sem cometer nenhum tipo de erro. Isso, mesmo que o seu tempo a mais seja questão de milésimos de segundos.

De volta ainda a questão de partidas e regras de boa conduta, o Forza Motorsport parece tentar acertar em relação ao jogador que tipo de punição será aplicada, mas não em seus rivais. Ou seja, os seus rivais podem bater a vontade em você, mas a punição para eles parece ser inexistente ou não fica explícita.

Além desta questão do nível dos pilotos, vale notar que o jogo também traz um “Conjunto de regras”. Aqui, basicamente, nós temos alguns itens a mais simulados, como o desgaste de pneus, combustível e penalidade. Infelizmente, mesmo no modo mais alto, as penalidades para mim não foram resolvidas.

Modo online

O TecMasters não conseguiu testar o modo online durante o período de testes e essa parte da análise será atualizada em breve.

Conclusão

O Forza Motorsport é um dos melhores jogos de corrida que o TecMasters testou nos últimos tempos. O grande destaque para o jogo fica mesmo por conta de sua jogabilidade, que é simplesmente viciante e faz o jogador ficar sempre com o gosto de “quero mais uma corrida”.

O acervo de carros inicial do título é bem decente, enquanto o número de pistas, é verdade, poderia ser maior. Aqui, felizmente, vale lembrar que o estúdio responsável pelo jogo prometeu que isso deve aumentar com certa frequência, o que realmente esperamos.

É verdade que o Forza Motorsport ainda comete alguns deslizes, seja na parte gráfica ou na IA de seus rivais, mas é inegável que o jogo é extremamente divertido e recomendado para qualquer fã do automobilismo.

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