A Samsung comemorou muito quando seu nó de processo de 4 nanômetros foi escolhido para fabricar os recentes chipsets Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm. Mas segundo o portal gringo The Elec, problemas no processo de manufatura teriam dado fim à parceria entre ambas as empresas.

Entenda o caso

Inicialmente, a Qualcomm havia confiado todo o processo de fundição de seus chips Snapdragon 8 Gen 1 à Samsung Eletronics. No entanto, a taxa de rendimento de 35% da sul-coreana ficou aquém do esperado: de 100 componentes, apenas 35 eram utilizáveis e os 65 restantes eram defeituosos.

Segundo o The Elec, a Qualcomm então resolveu dividir o processo de fundição de 4 nanômetros desde o segundo semestre do ano passado. O restante da fabricação ficou nas mãos da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), considerada a maior fabricante de semicondutores do mundo.

E é aí que começa a segunda parte do problema.

Qualcomm pode ter trocado de fornecedor

De acordo com os reportes, a taxa de rendimento da TSMC ficou muito acima comparada com a da Samsung. Segundo especulações, o número estaria em torno dos 70% — o dobro do índice da sul-coreana e uma porcentagem bem razoável levando-se em conta os padrões de manufatura.

Por conta disso, o site sul-coreano afirma que a empresa de chipsets móveis teria realocado o restante da fabricação do Snapdragon 8 Gen 1 para a TSMC. Em outras palavras, a Qualcomm estaria trocando a Samsung Foundry pela fabricante taiwanesa, que também deve assumir 100% da produção do Snapdragon 8 Gen 1 Plus.

Se confirmada, a notícia traria sérios riscos para a Samsung. Isso porque há relatos de que a Nvidia também estaria descontente com a taxa de rendimento da sul-coreana envolvendo a fundição de placas de vídeo. Perder dois clientes desse porte seria um baque considerável para a gigante.

Talvez seja preciso esperar por alguma informação mais concreta. Mas fato é que o mercado seguirá atento a essa movimentação.

Via: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments