Foto: Kerde Severin/Pexels

Depois de diversos patches focados na tradicional “melhoria de desempenho do sistema”, tanto o PlayStation 4 quanto o PlayStation 5 recebem, a partir desta quarta (23), uma atualização que traz diversas novidades aos consoles.

A Sony fez uma postagem no blog oficial da marca para falar dos novos recursos e, de quebra, aproveitou a oportunidade para esclarecer alguns pontos sobre o aguardado recurso VRR – que deve chegar muito em breve ao PS5.

Novo update do PlayStation 4 e 5

Embora algumas das novidades acabem chegando no PS4, o grande foco da atualização de sistema 22.01-05.00.00 é principalmente a máquina next-gen da marca, introduzindo melhorias em diversas funções sociais da plataforma, aprimoramento de interface e mais.

Na Game Base do PlayStation 5, por exemplo, que é o hub de contatos e grupos do console, o visual e as categorias do menu ficaram mais claros. Agora, são 3 abas distintas (Amigos, Parties e Mensagens) e cada uma delas foi reformulada. Na tab de amigos, fica mais fácil adicionar pessoas ou recusar pedidos de amizade, iniciar o Share Play diretamente pelo chat e conferir rapidamente se alguém está compartilhando a tela, graças ao ícone “No Ar”.

Consoles PlayStation

Imagem: Sony

Toda a parte de troféus do PS5 também receberam uma boa dose de maquiagem, com uma bem-vinda atualização do design visual dos cartões de cada conquista obtida. Para os complecionistas, a novidade aqui são as sugestões de troféus que podem ser obtidos na sua jogatina atual.

Mais novidades

Outras mudanças trazidas pelo update de sistema do PlayStation 5 incluem novas opções de acessibilidade – com direito à leitura de tela em português brasileiro –, ativação de um modo mono para fones de ouvido e melhor visualização de seleções feitas no menu do console. Além disso, passa a ser possível filtrar sua coleção de jogos por gênero e resgatar os jogos grátis ou acessar os títulos da coleção da PS Plus mais rapidamente.

Para usuários com contas da PSN dos EUA ou do Reino Unido, ainda será possível experimentar a prévia do Comando de Voz, um recurso que permite ao jogador simplesmente dizer “Olá, PlayStation!” e pedir que o aparelho faça algo, como executar um jogo, abrir um aplicativo e muito mais.

Você pode conferir todas as adições do patch 22.01-05.00.00 nas notas oficias da Sony. Vale notar que, junto do update, a empresa também liberou uma atualização de firmware para o DualSense com o objetivo de melhorar a estabilidade do controle sem fio do PS5.

E a VRR, hein?

Prometido pela Sony para “uma atualização futura” praticamente desde que o PlayStation 5 foi lançado, a VRR ainda é um daqueles recursos que parecem esquecidos e que os jogadores não sabem quando verão chegar oficialmente ao console. Até agora.

Como bem explica a empresa, a VRR (taxa de atualização variável) é uma tecnologia que “em TVs e monitores de PC compatíveis com HDMI 2.1, sincroniza dinamicamente a taxa de atualização da tela com a saída gráfica do console PS5. Isso aprimora o desempenho visual dos jogos, minimizando ou eliminando artefatos visuais, como problemas de ritmo de quadros e quebras horizontais na tela”.

A Sony ainda não deu uma data para a estreia dessa funcionalidade, mas garantiu que uma atualização com a VRR está planejada para os próximos meses e que diversos jogos já lançados e futuros lançamentos terão suporte ao recurso.

VRR

Imagem: Sony

Opcionalmente, uma opção que será adicionada ao sistema do PlayStation 5 vai permitir habilitar forçadamente a função em games ainda não compatíveis, melhorando sua fluidez meio que na força bruta. E aí, sua TV ou monitor tem suporte à VRR ou vai precisar fazer um upgrade por aí?

Via: Wccftech

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.