A manhã do primeiro dia do ano foi agitada para os moradores do subúrbio de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Isso porque um barulho alto e um impacto sacudiu algumas residências do local. Muito se perguntou sobre o incidente e agora há uma explicação.

A Nasa confirmou que um bólido, considerado um meteoro muito brilhante, se partiu na atmosfera acima da região. “Se não tivesse nublado, a bola de fogo seria facilmente visível no céu. Estima-se que seu brilho era de cerca de 100 vezes o da lua cheia”, escreveu a agência.

O acontecido intrigou a comunidade do local, já que não havia registro algum de atividade sísmica ou qualquer precipitação. No entanto, o satélite meteorológico Goes-16 captou uma “forte assinatura de meteoro” que depois foi verificada pela Nasa.

Os sensores detectaram que o objeto tinha cerca de um metro de diâmetro e pesava meio tonelada. Sua explosão, que liberou energia equivalente a 30 toneladas de TNT, ocorreu por conta do calor extremo e fricção ao longo do caminho.

Por conta de seu tamanho, a Nasa acredita que nenhum meteorito chegou ao solo. A agência espacial afirma que todos os pedaços provavelmente se queimaram na atmosfera.

Via: CNet

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *