A Nasa lançou na última terça-feira (23), uma missão de prevenção que pode ajudar o planeta a se proteger de ameaças futuras. Trata-se de uma sonda, chamada Dart, que tem como objetivo se chocar com um asteroide para mudar sua trajetória.

Isso será feito a quase 25 mil quilômetros por hora e deve ser responsável por criar a primeira chuva de meteoros provocada pela humanidade. Veja o vídeo da decolagem abaixo.

A sonda, que decolou a bordo do foguete Falcon 9 da Space X, foi enviada ao espaço às 22h21 a partir da Califórnia. A previsão é de que chegue ao destino apenas em setembro de 2022. Tanto o equipamento quanto o asteroide devem se chocar a 11 milhões de quilômetros da Terra. Portanto, não representa nenhuma ameaça.

O alvo será o satélite do tamanho de um campo de futebol Dimorphos, que orbita um asteroide cinco vezes maior – conhecido como Didymos.

Vale lembrar também que tudo isso não passa de um teste para entender como seria se algo semelhante acontecesse. De qualquer forma, cientistas da Nasa afirmam que nenhum asteroide representa ameaça à Terra pelos próximos 100 anos.

Fonte: Nasa

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *