Uma das felicidades de muitas pessoas é esperar ansiosamente aquela encomenda feita em uma loja online. Dá um frio na barriga quando chega a notificação de que o pacote saiu para entrega. No entanto, imagine isso vindo todos os dias, por meses, de entregas não solicitadas.

Esse é o caso da canadense Anca Nitu. Ela disse que, nos últimos dois meses, mais de 50 pacotes da Amazon foram entregues em sua residência. E o pior dessa situação é que ela não comprou nenhum deles.

Em cada caixa havia uma nota fiscal de devolução e um par de sapatos de algum comprador da Amazon localizado na América do Norte. Apesar de não entender o que estava acontecendo, depois de um tempo, Nitu começou a ter uma ideia do motivo.

Ela afirma que vendedores da Amazon podem ter roubado informações de uma conta antiga na plataforma e estão usando seu nome e endereço residencial como uma maneira de se livrar de itens devolvidos indesejados que não querem armazenar.

Em uma conversa à CBC, o Better Business Bureau (BBB) revelou que esse é um esquema comum nos Estados Unidos, mas que é raro no Canadá. O golpe consiste em uma maneira de evitar taxas associadas ao armazenamento e envio de itens devolvidos. Eles, então, mandam essas caixas para qualquer lugar, exceto para seus próprios endereços.

Nitu disse que perdeu o sono tentando fazer com que os pacotes parassem de chegar. No entanto, o pior disso é que, por conta das devoluções, a UPS, o sistema de entregas, está cobrando da mulher mais de US$ 300 (R$ 1.450 em conversão direta) por conta de despesas de coleta.

“Começo a tremer quando vejo pacotes em minha porta. Eles continuam vindo, e isso simplesmente não acaba”, confidenciou. E completa: “Eu me recusei a pagar e a disputa com a UPS continua em andamento. Eles são completamente irracionais. Tentei explicar a situação e eles não foram legais, vamos colocar dessa forma”.

Medidas extremas para evitar os pacotes da Amazon

Mulher recebe mais de 50 pacotes não solicitados da Amazon; entenda

Imagem: Cineberg/Shutterstock.com

Enquanto a situação não é corrigida, Nitu colocou uma nota em sua porta dizendo que “todas as entregas para Anca Nitu são recusadas. UPS, por favor, não abandone pacotes na minha porta!”.

A Amazon, por sua vez, disse que está investigando a situação e “ações corretivas estão sendo tomadas para interromper os pacotes”.

Para se livrar de tudo que estava se acumulando em sua casa, a mulher procurou a polícia que a aconselhou a abrir os pacotes e jogar os sapatos fora. Ela, porém, começou a distribuí-los para seus colegas de trabalho e doá-los para instituições de caridade.

“Não tenho onde guardar e nem posso armazenar todos esses sapatos indefinidamente”, comenta Nitu.

Porém, para a mulher, suas preocupações vão além do fato de pacotes continuarem chegando em sua casa. Ela não tem ideia de quais usos os vendedores da Amazon estão fazendo de seus dados. Ela também teme que, se a empresa não desvincular seu nome das contas, um dia ela poderá ser cobrada por alguma taxa.

“Essas contas de vendedor não são gratuitas. A Amazon está cobrando desses vendedores, e meu nome e endereço estão vinculados a uma dessas contas”, desabafa.

Via: ARS Technica

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments