A Microsoft vai usar o calor residual gerado por um novo data center da empresa em Helsinque, capital da Finlândia, para aquecer casas e empresas na região. A cidade, que tem temperatura média anual na casa dos 6ºC, chega a atingir clima médio de zero grau durante o inverno.

A Microsoft vai colaborar com a empresa de energia finlandesa Fortum, que possui uma rede de tubos subterrâneos de 900 km que transfere calor para cerca de 250.00 pessoas na região. É o maior conceito de reciclagem residual do mundo.

Helsinque, capital da Finlândia - Microsoft

Helsinque, capital da Finlândia – Imagem: Shutterstock

Segundo as duas empresas, a localização do data center foi escolhida especificamente com a reciclagem de calor residual em mente. O esquema também promete reduzir as emissões anuais de CO2 em 400.000 toneladas. O valor do projeto não foi divulgado.

Energia sustentável

O calor gerado pelo data center responderá por 40% do aquecimento urbano em determinadas regiões de Helsinque. Na Finlândia, cerca de 45% das casas são aquecidas a partir do calor transferido pelo bombeando de água quente através de tubos subterrâneos.

Microsoft

Microsoft vai canalizar calor residual para aquecer lares na Finlândia com novo data center – Imagem: Shutterstock

O CEO da Fortum, Markus Rauramo, classificou a iniciativa como “um passo significativo para um mundo mais limpo, possibilitado por nossa ambição conjunta de mitigar as mudanças climáticas”.

Via: Techxplore

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments