Desde que foi anunciada pela Intel há alguns meses, a próxima linha de GPUs dedicadas Arc não ganhou muitos detalhes desde então. No entanto, vazamentos recentes podem ter revelado o que a empresa planeja para notebooks ainda este ano.

Em um slide supostamente vazado de uma apresentação da Intel, é possível ver que a empresa planeja cinco modelos diferentes de GPU para notebooks, variando entre opções de entrada ou uma mais robusta – que pode concorrer com placas GeForce ou Radeon.

Intel Arc placas

Imagem: Reprodução

Na melhor das configurações, a placa inclui 512 unidades de execução conectadas a 16 GB de memória de vídeo e interface de 256 bits. Com essas configurações, a GPU pode ser um concorrente direto das séries GeForce 3070 e 3080 ou Radeon 6800 e 6900.

As duas opções intermediárias – um modelo com 384 unidades de execução com 12 GB de RAM e o segundo com 256 unidades de execução e 8 GB de RAM -, possuem características semelhantes com a RTX 3060 e 3050 para notebooks.

Por fim, os dois modelos de baixo custo devem chegar com 4 GB de RAM e interface de memória de 64 bits – em comparação, eles podem competir diretamente com as placas GeForce MX da Nvidia.

O slide ainda recomenda que os fabricantes de notebooks que queiram implementar as GPUs da Intel devem deixar espaços para ajustar as configurações – provavelmente para mais ou para menos no quesito de RAM.

Isso é bastante plausível, principalmente no mercado de placas de vídeo para notebooks, em que um mesmo equipamento pode ter desempenho variado dependendo das configurações de hardware.

Benchmarks do Intel Arc

Na semana passada, benchmarks surgiram e supostamente mostraram o desempenho da versão mais robusta da placa de vídeo. O modelo com 512 unidades de execução conseguiu competir em alguns aspectos com a Nvidia RTX 3070 Ti – embora muitos dos números obtidos estejam relacionados ao desempenho de computação, não para jogos.

As GPUs Arc da Intel estavam programadas para chegarem ao mercado no primeiro trimestre de 2022. No entanto, a empresa removeu de seu site referências à data. Durante a CES 2022, alguns fabricantes de notebooks falaram sobre a inclusão das placas de vídeo no lançamento, porém, não deram mais detalhes sobre o desempenho.

Via: ARS Technica

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments