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Na manhã desta quinta-feira (3), o banco Itaú apresentou instabilidade de acesso e falhas em contas de vários clientes, que acusavam saques e depósitos inexplicados. De acordo com o instituição financeira, o banco já estava corrigindo o problema e negou qualquer ataque cibernético aos sistemas.

Na imagem, uma mão segura um smartphone com o logotipo do banco Itaú na tela; ao fundo há um teclado de notebook

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock

O problema teve início por volta das 8h. Depois de 4 horas, o banco informou, via conta no Twitter, que estava ciente da falha e “alguns clientes estão tendo problemas com a demonstração do extrato e saldo de conta corrente. Pedimos desculpas pelo transtorno e estamos corrigindo o mais rápido possível”. A instituição financeira adicionou que a origem do problema era desconhecida e que estava sob investigação, “mas já se sabe que não tem relação com evento externo”.

Apesar do tweet do banco, às 17h39, informando que os serviços já haviam sido estabelecidos, por volta das 8 da noite, o TecMasters constatou em testes que o sistema ainda estava instável, e o acesso ao internet banking via web ainda permanecia indisponível.

De acordo com o site Convergência Digital, o banco explicou que “A origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes. Portanto, a causa não tem relação com quaisquer eventos externos. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível.”

Itaú é notificado pelo Procon

Além das reclamações dos clientes, a indisponibilidade dos serviços durante o dia também rendeu uma notificação do Procon-SP. Em nota, o órgão pediu que “A empresa deverá esclarecer quando constatou o problema, qual a previsão de regularização, quais providências e protocolos de segurança foram implementados, se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas”.

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