Fake news no Twitter: recurso para denunciar desinformação chega ao Brasil
Ao todo, já foram denunciados quase 4 milhões de conteúdos por meio da ferramentaBy - Tissiane Vicentin, 19 janeiro 2022 às 13:28
O Twitter anunciou para o Brasil uma nova ferramenta que permite aos usuários denunciar à plataforma situações em que haja desinformação – incluindo assuntos relacionados à Covid-19 e eleições, que são os assuntos atualmente bastante utilizados para base de fake news.
O recurso foi lançada em agosto passado pela empresa, mas à época ele chegou apenas a mercados selecionados, como Austrália, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Agora, além do Brasil, outros países como Espanha e Filipinas também receberão o update e estarão aptas a fazer tais denúncias.
Today we're expanding this test feature to folks tweeting from Brazil, Spain, or the Philippines. Till now we've received around 3M reports from you all, calling out Tweets that violate our policies & helping us understand new misinformation trends.
Stay tuned for more to come. https://t.co/wB3P66Dl1Q
— Twitter Safety (@TwitterSafety) January 17, 2022
“Hoje estamos expandindo essa ferramenta teste para os colegas que twittam do Brasil, Espanha e Filipinas. Até agora nós recebemos cerca de 3 milhões de denúncias de todos vocês, informando tweets que violam nossas políticas e nos ajudando a entender as novas tendências com relação à desinformação. Fiquem ligados para mais novidades”, diz a empresa, via Twitter.
Desde o lançamento da ferramenta, durante essa primeira fase de testes, a plataforma chegou a registrar 3,7 milhões de reportes do tipo, enviados pelos usuários, segundo dados divulgados por Yoel Roth, head de integridade na plataforma do Twitter.
Ao longo de 2022, a intenção é adicionar aos poucos outros países à lista de locais que receberão o recurso.
Twitter e a desinformação
Roth afirma que, embora os esforços de combate à fake news estejam recebendo a ajuda de usuários, o número de bloqueios desse tipo de conteúdo ainda é feito majoritariamente pelo algoritmo da plataforma, de forma automatizada.
As denúncias de usuários nesse sentido estão contribuindo mais para que a empresa identifique e entenda novos padrões que se enquadram como “desinformação” e possam ser bloqueados – especialmente com relação à conteúdos que não são textuais, como mídias em imagem e vídeo, além de links.
Via: Engadget e TechCrunch.
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