Ao que parece, a rota entre Hong Kong e China continua visada por contrabandistas que buscam driblar as taxas alfandegárias. E o mais novo caso reportado envolve 70 GPUs que foram escondidas em uma carga repleta de… lagostas vivas.

Entre GPUs e crustáceos

Como conta o The Register, as autoridades da alfândega de Hong Kong abordaram uma van que se movia para a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau. O curioso é que após uma averiguação foram encontradas 280 kg de lagosta e 70 GPUs de desktop. E como é de se imaginar, não havia nenhuma papelada.

Poucas informações foram divulgadas, mas sabe-se que dois contrabandistas foram presos e que a carga girava em torno de US$ 76,5 mil. A especulação é de que os indivíduos viajariam para a China Continental e, supostamente, com quase uma centena de placas de vídeo Quadro K2200 da Nvidia.

GPUs apreendidas em carga de lagostas

Imagem: reprodução/HK Customs

É difícil entender o esquema descoberto. Até porque as GPUs foram lançadas em meados de 2014 e possuem desempenhos mínimos. Certamente os contrabandistas queriam driblar o imposto de 13% cobrados no continente, mas os produtos em questão não são atrativos para jogatinas ou mineração de criptomoedas.

E tão curioso quanto isso é saber como foi o transporte da carga, uma vez que o transporte de lagostas vivas exige gelo para conservação. Consequentemente, gelo vira água. E como sabemos: a combinação de água e placas de vídeo não parece nada saudável.

Fato é que esse não será o último caso de contrabando reportado na região. Já vimos situações de GPUs com rótulos falsos, smartphones em barrigas falsas e até CPUs escondidas no corpo com fitas adesivas. Querendo ou não, a isenção de impostos (de forma ilegal) parece valer o risco para alguns.

Resta saber qual será a nova estratégia dos contrabandistas.

Via: Tom’s Hardware

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments