Grand Theft Auto V (GTA V, se você prefere abreviar) ainda tem bastante fôlego, mesmo após sete anos de seu lançamento original: de acordo com a publisher Take-Two Interactive, o jogo lançado em 2015 chegou à marca de 170 milhões de cópias vendidas – quase a metade do número de toda a franquia, que foi de 385 milhões de vendas.

Paralelamente, a franquia Red Dead Redemption – que inclui o primeiro e o segundo jogos, além da produção online – chegou a 70 milhões de unidades movidas comercialmente. Em ambos os casos, a Take-Two Interactive relatou crescimentos, respectivamente, de 5 milhões e de 2 milhões de cópias vendidas desde a última conferência com investidores.

Imagem mostra cena do jogo GTA V, da Rockstar Games

Imagem: Rockstar Games/Divulgação

A Take-Two é a dona, entre outras coisas, da Rockstar Games, a produtora/desenvolvedora tanto de GTA V quanto de Red Dead Redemption. Atualmente, ambos os jogos possuem seus respectivos componentes online, que asseguram uma continuidade que os faz perdurar até hoje. Praticamente toda semana, Grand Theft Auto Online tem algum evento novo para chamar os jogadores de volta à ação.

Outra franquia que foi bem é a série Borderlands: enquanto o terceiro jogo (linear) da marca atingiu pouco mais de 16 milhões de unidades, a soma de todos os seus jogos passa de 77 milhões de vendas – um aumento de dois milhões em relação à última conferência. Vale lembrar que New Tales from the Borderlands, o lançamento mais recente da franquia, não entra nesta conta por ter sido lançado após o fechamento fiscal da companhia.

De uma forma geral, a Take-Two perdeu dinheiro no último trimestre: segundo o comunicado da empresa, ela fechou o “Q2 do ano fiscal de 2023” com faturamento de US$ 1,4 bilhão (R$ 7,21 bilhões) e prejuízo de US$ 257 milhões (R$ 1,3 bilhão). A empresa atribuiu isso a uma queda na economia global – sobretudo a inflação acelerada nos mercados onde ela atua – e um gasto menor dos usuários em produto e serviços mobile.

Este último, aliás, fez a Take-Two reavaliar o escopo da Zynga, famosa desenvolvedora mobile por trás de jogos como CSR Racing e Words with Friends, e que foi adquirida pela dona de GTA V em maio deste ano. O valor da aquisição foi de US$ 12,7 bilhões (R$ 65,38 bilhões), o que deve ter impactado negativamente as projeções econômicas do grupo.

A fim de contornar isso, a Take-Two Interactive confirmou aos investidores que pouco mais de 80 projetos com expectativa de lançamento até 2025 – sendo 24 deles desenvolvidos pela Rockstar (GTA e Red Dead Redemption), pela 2K (onde a empresa detém licenciamentos para simuladores de basquete, golfe e luta livre, além da franquia Mafia, Borderlands, X-COM, Civilization e Bioshock) e Ghost Story Games (ex-Irrational Games, que assina o desenvolvimento de Bioshock).

A empresa, no entanto, não compartilhou datas mais específicas.

via Take-Two Interactive |

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments