Em mais um capítulo da novela sobre a intenção de compra da Activision Blizzard pela Microsoft, Google e Nvidia também expressaram preocupações sobre o acordo à Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos.

Segundo informa a Bloomberg, as duas empresas demonstraram preocupações sobre possíveis problemas que poderiam enfrentar caso a aquisição seja concretizada.

Em novembro do ano passado, a FTC disse que pretendia abrir um processo para tentar impedir a compra da Activision pela Microsoft – negócio estimado em US$ 69 bilhões. Segundo a Comissão, a aquisição iria permitir que a dona do Xbox “suprimisse concorrentes” em seus consoles e também no conteúdo de assinatura de jogos em nuvem.

Xbox Series X

Imagem: Alex Van Aken/shutterstock.com

Agora, duas novas empresas se juntam para fortalecer a proposta da FTC. Nvidia e Google alegam que a aquisição poderia dar à Microsoft uma vantagem injusta em nuvem, assinatura e jogos para celular.

A Microsoft continua afirmando que pretende trabalhar com todas as partes envolvidas para satisfazer quaisquer preocupações que possam ter sobre o acordo.

“Estamos preparados para abordar – e temos abordado proativamente – questões levantadas por reguladores ou concorrentes para garantir que o negócio seja fechado com confiança”, declarou o porta-voz da empresa, David Cuddy, em comunicado enviado à Bloomberg. “Queremos que as pessoas tenham mais acesso aos jogos, não menos”, completou.

Recentemente, a FTC disse que não houve negociações “substanciais” com a Microsoft sobre a aquisição que, se realmente for a julgamento, terá audiências marcadas para agosto.

Mais sobre a aquisição da Microsoft

A compra da Activision Blizzard King pela Microsoft foi anunciada em janeiro de 2022 pelo valor de US$ 69 bilhões. Fora dos Estados Unidos, a transação também enfrenta escrutínio, com a União Europeia conduzindo uma investigação em grande escala a respeito da transação.

O órgão antitruste da Grã-Bretanha também pretende investigar o processo de aquisição mais a fundo. O acordo também atraiu críticas da Sony, principal concorrente da Microsoft, que citou Call of Duty como uma franquia importante para ser exclusiva de Xbox.

Call of Duty Modern Warfare II

Imagem: Divulgação

“A Sony, como líder do setor, diz que está preocupada com Call of Duty, mas dissemos que estamos comprometidos em disponibilizar o mesmo jogo no dia do lançamento tanto no Xbox quanto no PlayStation”, disse o presidente e vice-presidente da Microsoft, Brad Smith.

Um porta-voz da Microsoft, por sua vez, afirmou: “Estamos preparados para lidar com as preocupações dos reguladores, incluindo a FTC e a Sony, para garantir que o negócio seja fechado com confiança”.

“Ainda seguiremos com a Sony e a Tencent no mercado após o fechamento do negócio e, juntos, a Activision e o Xbox beneficiarão jogadores e desenvolvedores, e tornarão a indústria mais competitiva”, completou.

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