Imagem: Pedro França/Agência Senado

Atenção, brasileiros: uma nova fraude está ativa e a todo vapor. Nesta semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelou que golpistas estão se passando pela Helô — assistente virtual da autarquia — no WhatsApp para obter dados pessoais dos beneficiários.

De alguma forma, os indivíduos conseguem o número dos segurados e mandam mensagens como se fossem a Helô. Eles chegam a colocar a ilustração da assistente virtual do INSS e utilizam o nome “Central de Atendimento”. Dados do beneficiário e até números (falsos) de protocolo são enviados para dar mais credibilidade ao golpe.

Golpe INSS

Imagem: Divulgação/Governo Federal

No entanto, a autarquia reforça que “a Helô é um plantão de dúvidas que pode ser acessada apenas pelo app Meu INSS” e que nunca busca o segurado via WhatsApp. Além disso, o Instituto Nacional do Seguro Social nunca entra em contato com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.

Como se proteger do novo golpe do INSS

E para auxiliar os brasileiros a se prevenirem contra o golpe, a autarquia destacou algumas medidas importantes. A primeira delas é de que os segurados devem manter seus dados atualizados (telefone, endereço, e-mail, entre outros) via aplicativo ou telefone.

Por falar em telefone, o número telefônico usado pelo Instituto Nacional do Seguro Social 135, enquanto o 280-41 é utilizado para informar os cidadãos via SMS. Qualquer outro número diferente deve ser ignorado e denunciado ao setor de ouvidoria do INSS.

Fonte: Governo Federal

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.