A agência de notícias Associated Press anunciou uma parceria com a plataforma de blockchain Xooa para comercialização de NFTs. Os tokens não-fungíveis (NFTs) são itens únicos digitais autenticados em blockchain e têm sido a base de um novo mercado de arte digital.

A iniciativa prevê que colecionadores podem comprar as fotos premiadas da agência que representam obras históricas do fotojornalismo.

AP venderá fotos como NFTs

Um casa coberta em cinzas de uma erupção vulcânica em La Palma, Ilhas Canárias, Espanha, em 1/11/2021, será vendida como NFT. (AP/Emilio Morenatti)

O lançamento do mercado será em 31 de janeiro. A coleção inicial terá fotografias de fotojornalistas atuais e antigos da Associated Press. Imagens vencedoras do Prêmio Pulitzer também estarão incluídas.

“Por 175 anos os fotógrafos da AP registraram as melhores histórias através de imagens marcantes e emocionantes que continuam a ser lembradas hoje”, afirmou Dwayne Desaulniers, diretor de blockchain e licenciamento de dados da AP. “Com a tecnologia da Xooa, estamos orgulhosos de oferecer essas fotos como tokens para uma audiência global crescente de colecionadores de fotografia NFT”.

AP venderá fotos como NFTs

Foto vencedora do Prêmio Pulitzer de uma assentada judia desafiando a segurança israelense na margem oeste do assentamento de Amona em 1/2/2006, que estará disponível como NFT. (AP/Oded Balilty)

Cada NFT tem incluído um conjunto de metadados originais que oferece aos colecionadores informações de hora, dia, localização e câmera usada para a foto. A coleção inicial será lançada em diversas semanas após o dia 31 de janeiro. Os NFTs irão ser de diferentes espaços, climas, guerras e outras imagens para enfatizar o trabalho de fotógrafos específicos da AP.

Preços e modos de pagamento de NFTs são variados

Os preços dos NFTs variam. Por ser uma cooperativa de notícias sem fins lucrativos, os lucros vão para produção de jornalismo com fatos e sem viés da AP.

Colecionadores de todos os níveis poderão comprar, vender e trocar colecionáveis digitais na plataforma. As compras poderão ser feitas com cartão de crédito, assim como carteiras de criptomoedas incluindo MetaMask, com apoio para Fortmatic, Binance, e Coinbase no futuro.

Os NFTs serão criados na blockchain Polygon, que é uma solução Ethereum que busca diminuir o impacto ambiental.

“O trabalho da Xooa com marcas e tecnologias de mercados NFTs e metaverso fornece escassez inerente e utilidade para colecionadores assim como conexão poderosa entre o mundo virtual e o real”, afirmou Zach Danker-Feldman, o líder de mercados da Xooa.

Para ser notificado do lançamento, entre na lista de espera online.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *