O Gaming Garage, espaço promovido pela Intel para a realização de testes de hardwares e jogos, além de entrevistas e reuniões com representantes da indústria, contou com a presença de Nicolas Gonzalez da divisão de negócios ocidentais da SNK Corporation.

Mais conhecido como Kane Blueriver na comunidade de jogos de luta, o TecMasters teve a oportunidade de conversar com o executivo durante o evento para falar sobre a presença da SNK nos eSports e no Brasil, bem como o futuro dos principais títulos da empresa.

Um desses títulos é The King of Fighters, uma verdadeira “preferência nacional”, já que a franquia se tornou muito popular nas décadas de 90 e 2000, especialmente pela crescente cena nas casas de fliperama. Isso dito, Nicolas foi questionado sobre como a SNK está atualizando a franquia em um momento onde tudo é online e mobile.

Nicolas “Kane Blueriver” Gonzalez da divisão de negócios ocidentais da SNK Corporation vem ao Brasil

Imagem: Liquipedia/Reprodução

Após descrever a SNK como uma “empresa tradicionalmente japonesa”, o representante afirmou que uma de suas missões na divisão de negócios ocidentais é “ser capaz de fazer uma ponte” entre os costumes japoneses e o cenário (de jogos de luta) no ocidente.

“Estamos bastante ansiosos para abraçar novos padrões, especialmente em jogos de luta. Muita coisa mudou nos últimos anos. Nós nos esforçamos muito para trazer até mesmo jogos antigos de volta aos holofotes, além dos games mais recentes — sempre tomando cuidado para que eles estejam dentro da norma dos netcodes para que assim, as pessoas possam jogar a distâncias ainda maiores”, explica Nicolas.

Esse novo padrão de qualidade e estabilidade de netcode foi aplicado no principal produto da SNK atualmente, King of Fighters XV, e aos poucos, está sendo agregado a títulos mais antigos — juntamente com o recurso de compatibilidade rollback —, como Samurai Shodown (2019), The King of Fighters 2002: Unlimited Match e The King of Fighters 98: Ultimate Match, Garou: Mark of the Wolves, etc.

Além disso, Nicolas destaca que a SNK fez um teste beta recentemente com The King of Fighters XIII, “um dos jogos mais queridos da série”. “Eu diria que é o 2º favorito aqui no Brasil, depois do 2002 original”, opina o executivo. “Em parte, o KOF 98 também ocupa o 2º lugar em termos de popularidade, tanto aqui quanto na América Latina em geral”.

Nicolas também aborda a questão da preservação de jogos antigos, indicando que este é um dos melhores tipos de trabalho que a SNK faz, além de atualizá-los para padrões mais modernos. “Essa é uma das nossas metas com o nosso futuro projeto de Fatal Fury: City of the Wolves. Definitivamente, queremos estar à altura do que a concorrência está trazendo. Estamos tentando aprender com o que os outros estão fazendo, mas dando o nosso próprio toque”, complementa. 

Com a menção a City of the Wolves, sequência de um dos melhores jogos de luta da SNK (isto é, Garou: Mark of the Wolves), a próxima pergunta direcionada a Nicolas foi a respeito das expectativas para o retorno da sub-franquia.

O representante se refere a Mark of the Wolves como uma das obras mais visualmente bonitas do passado, ao lado de Street Fighter III: Third Strike, e afirma que a SNK tem consciência do quão querido é o primeiro Garou pelas pessoas. “Estamos fazendo o nosso melhor para manter essa essência”, diz. 

Nicolas adiciona ainda que a SNK está modernizando City of the Wolves de modo que o jogo possa ser acessível para os jogadores e ao mesmo tempo recompensador para uma boa execução de comandos e a criação de “momentos de hype”.

“Estamos tentando trazer nostalgia e estilo aos jogadores. Mas também temos que inovar, mostrar coisas para uma nova geração. Acho que esse é o nosso maior desafio agora, porque sabemos que as pessoas que conhecem Garou e Fatal Fury estarão lá, eles vão adorar o jogo. Mas também precisamos garantir que toda esta nova geração que começou agora, especialmente durante a pandemia, também se sinta em casa com esse título — não apenas em termos de mecânica, mas também em termos de conteúdo.”

Com a deixa sobre uma geração mais jovem, será que a SNK enxerga os dispositivos móveis como plataformas para seus games? De acordo com Nicolas, a empresa está “tentando ampliar suas possibilidades”.

Recentemente, a SNK fez uma parceria com a Netflix para lançar uma versão mobile de Samurai Shodown (2019), um trabalho que Nicolas elogiou bastante: “Para mim, é incrível que eles tenham conseguido fazer o game jogável no celular sem perder qualidade”. O executivo também cita colaborações como a que foi feita com a Netmarble e o desenvolvimento de The King of Fighters AllStar.

“A empresa que desenvolve jogos assim tem muita experiência nesta área. Do nosso lado, não fazemos muito disso. Pessoalmente, prefiro algo mais parecido com o que fizemos com o Netflix. Mas tudo depende das oportunidades”, relata o executivo.

https://youtu.be/uAt5-FvweEc?feature=shared

Nicolas, inclusive, ressalta que uma das razões de sua visita ao Brasil é justamente para conhecer e conferir o que os desenvolvedores latino-americanos têm a oferecer, bem como o interesse da indústria de desenvolvimento de jogos de forma geral, para possíveis oportunidades.

“Talvez haja um estúdio que tenha valores com os quais podemos nos alinhar para colaborar em futuros projetos, com certeza. Estamos definitivamente abertos às possibilidades”, diz Nicolas.

Por falar no Brasil, uma etapa do Campeonato Mundial de The King of Fighters XV será sediada no país. Então, quais seriam os planos da SNK para o cenário de eSports por aqui?

O executivo da SNK esclarece que o local ainda não foi decidido, mas está decidido que haverá uma etapa qualificatoria no Brasil. Nicolas também endereça a importância de uma fase de um campeonato desse porte no país, visto que existem muitos jogadores talentosos que geralmente não têm a oportunidade de competir nos Estados Unidos.

Além disso, com o rollback netcode sendo implementado em KOF XIII e Samurai Shodown (2019), Nicolas espera que haja um grande aumento de interesse no cenário competitivo de jogos de luta — o que, somado à chegada de City of the Wolves, é possível que aconteça. “Definitivamente, queremos fazer grandes coisas”.

Por último, mas não menos importante, Nicolas cita o SNK eSPorts Support Program que ajuda torneios pequenos e grandes. “Isso é algo que nenhuma empresa nova faz porque o foco está nos grandes eventos. E mesmo nos eventos pequenos, a gente sempre tenta apoiar, até que seja apenas levando mercadorias. As pessoas apreciam quando enviamos camisetas, chaveiros e coisas assim. Então tentamos ter algo para todos”, finaliza.

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