Não reconhecer o sucesso avassalador de “Round 6” (“Squid Game”) é um grande erro. A série se tornou o maior lançamento da Netflix em menos de um mês e já virou tema de bares, hotéis e fantasias para o Halloween. Agora, a obra também ganhou uma criptomoeda, que será usada em um jogo online — sem mortes, é claro.

Nomeado de Squid Game (SQUID), o token foi colocado em pré-venda no último dia 20 e esgotou rapidamente. Na terça (26), a criptomoeda valia apenas um centavo de dólar. Mas em apenas três dias o preço do ativo decolou, atingindo a casa dos US$ 5,74 nesta sexta-feira (29).

Claro, é bem possível que o sucesso de “Round 6” tenha estimulado a compra da criptomoeda. Mas o grande “boom” do ativo deve estar relacionado ao Squid Game, o novo play-to-earn (games que oferecem recompensas ao serem jogados) baseado na obra da Netflix que começará agora em novembro.

Novo play-to-earn baseado em “Round 6”

Sem spoilers, “Round 6” conta a história de um grupo de pessoas que são convidadas a jogar jogos infantis — porém mortais — em troca de dinheiro. Naturalmente, o jogo online que terá início no mês que vem não vai adicionar o toque sádico da obra, mas vai exigir que os players adquiram a criptomoeda Squid Game.

Para ingressar em uma rodada individual (luz vermelha, luz verde), por exemplo, o player terá que desembolsar cerca de 456 Squid — algo em torno de US$ 2.617,44, de acordo com a cotação atual. Ao todo, são seis rodadas, que ficam mais caras à medida que o player avançar.

Site do jogo Round 6

Reprodução: Squid Game

O valor da recompensa não é algo certo e dependerá do número de participantes. “Quanto mais pessoas participarem, maior será o pool de recompensas”, afirma o documento de emissão. Cerca de 10% da taxa de inscrição será destinada aos desenvolvedores, enquanto os outros 90% serão dados ao vencedor.

Riscos

Embora o jogo possa ter animado o mais entusiasmado fã de “Round 6” é preciso ter cautela. O primeiro ponto é que, apesar de tratar-se de um jogo, o play-to-earn envolve um investimento, que por sua vez, também representa riscos. Quem resolver surfar nesta onda tem de estar ciente que pode perder tudo em poucos minutos.

Outro ponto é que o site indicador CoinMarketCap tem emitido avisos de que usuários não estão conseguindo revender os tokens SQUID — por outras moedas digitais ou moedas fiduciárias — em bolsas de criptomoedas. Algumas operações, inclusive, têm previsão para serem liberadas apenas em 48 horas.

Não está claro o real motivo por trás disso, mas ao que parece, tem sido usado uma tecnologia anti-dumping (mecanismo de defesa comercial) “inovadora” que limita os investidores de vender suas criptomoedas caso não haja ativos suficientes sendo comprados no mercado.

O “hype” em cima de “Round 6”, o modelo play-to-earn e a inclusão de uma criptomoeda própria podem até chamar a atenção, mas os riscos estão colocados na mesa. Ironicamente, os afoitos que não se derem bem no game online podem se assemelhar à situação inicial dos participantes na obra.

Fonte: BBC

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *