A rede social Bluesky chegou à App Store. Bom, mais ou menos: o app da opção alternativa ao Twitter que, ironicamente, é idealizada e apoiada pelo criador do Twitter, apareceu na loja de aplicativos do iOS, mas você só pode acessá-la mediante convite de quem já a esteja experimentando.

A Bluesky é, essencialmente, um projeto amplamente apoiado por Jack Dorsey, fundador e ex-CEO do Twitter. O executivo é um dos críticos de Elon Musk, atual líder da rede social simbolizada pelo passarinho azul e branco (embora, no passado, o tenha elogiado). A nova rede usa um protocolo descentralizado de interação, chamado “AT” – na prática, ele funciona de forma bastante similar ao Mastodon. A chegada do app vem para mostrar como ele funciona.

Captura de imagem mostra tela da App Store, onde está em exibição o app da rede social Bluesky

Imagem: App Store/Reprodução

Em opiniões passadas, emitidas por Dorsey, ele afirmava que “uma nova plataforma é necessária” e que “ela não pode ser uma empresa”. Por essa razão, ele teria deixado o Twitter. Vale citar, a Bluesky começou como um projeto interno do Twitter em 2017 – inclusive, a rede de Elon Musk foi uma de suas principais financiadoras no início.

A Bluesky, no entanto, já recebeu críticas – até mesmo do próprio Mastodon: a ideia de usar um protocolo próprio de interação pareceu redundante aos olhos de algumas pessoas, considerando que a mesma oferta é feita em outras plataformas e – no caso do Mastodon – conta com maior adoção e participação mais ativa de desenvolvedores.

Isso, fora o crescimento: enquanto a Bluesky está começando do zero, o Mastodon – na ativa desde março de 2016 – vem relatando crescimento recorde de usuários, incluindo nomes de pessoas famosas.

O app em si já conta com mais de 2 mil instalações, mas apenas cinco avaliações na App Store – todas com cinco estrelas e apenas uma com um depoimento completo, que chamou a rede social de “empolgante” e teceu elogios ao protocolo AT.

Ainda não há informações de quando a Bluesky vai tirar o app de seu beta, oferecê-lo comercialmente ou, mais além, ampliar sua pegada digital para usuários Android.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments